A arrecadação de multas em Teresina cresceu 115% entre os anos de 2015 e 2018, de acordo com dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O levantamento aponta que os teresinenses pagaram mais de R$ 24 milhões referentes às infrações somente no ano passado, em 2015 foram R$ 11 milhões em multas.

Em entrevista à TV Cidade Verde o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, afirmou que o município segue rigorosamente as recomendações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Nós seguimos as premissas do Denatran. No caso do valor arrecadado, estamos trabalhando na engenharia de tráfego, implantação de semáforos, estudos e projetos na área de trânsito. Também são feitos investimentos na questão da fiscalização eletrônica que está sendo reforçada para detectar infrações de altas velocidades e afins”, destacou. Vale ressaltar que a verba também é destinada ao policiamento local.

O diretor explica ainda que o motivo do aumento nas arrecadações também é um fator resultante da intensificação de blitzen em pontos específicos da cidade. “Houve um aumento no valor das multas e a gente entende que por isso houve o aumento na arrecadação, haja vista também que a prefeitura faz operações com os governos do Estado e Federal com blitzen em que são fiscalizadas a documentação dos veículos, de modo que tem se visto muita irregularidade e os veículos são levados para o pátio do Detran”, ressalta.

Para o supervisor da Vamos Parcelar do estado do Piauí, Ricardo Estrela, a possibilidade de parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito e utilizar mais de um cartão na hora do pagamento tem ajudado os infratores. “Pagar multas não é uma opção agradável, mas as facilidades para quitar os débitos e dirigir tranquilo agradou a população. A intenção é regularizar a documentação e evitar novas infrações”, alerta o supervisor.

Além de multas, IPVA e os outros débitos do DETRAN, a Vamos Parcelar também oferece o parcelamento para contas de água, luz, fatura do cartão de crédito. “São opções para que os cidadãos não fiquem preocupados com dividas e consiga manter suas contas em dia”, finaliza Ricardo.

Vamos Parcelar

A Vamos Parcelar é uma fintech facilitadora que inova a forma em que instituições públicas e privadas recebem e enviam pagamentos via cartão de crédito. É credenciada pelo Denatran e parcela débitos junto ao Detran. Atua em mais de nove estados e possui mais de 200 postos de atendimento.