Quem é motorista já está acostumado: todo ano o IPVA chega para se somar à lista de contas e boletos do dia a dia. É difícil sobrar dinheiro para pagar tantos débitos, mas a boa notícia é que você pode parcelar seu IPVA e garantir um alívio no seu orçamento.

Neste artigo, vamos mostrar detalhadamente como parcelar o IPVA, confira:

PAGAMENTO À VISTA X PARCELADO

Alguns Detrans oferecem desconto no pagamento à vista do IPVA, que varia de estado para estado. Se você já se programou para quitar o débito de uma só vez ou possui reserva suficiente, analise se o desconto é vantajoso na sua situação.

A realidade da maioria dos brasileiros, porém, não é essa. O valor do IPVA costuma ser alto e ainda há diversas outras contas que se acumulam no mês. Por esse motivo, a partir da Resolução 736 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ficou permitido o parcelamento do IPVA em até 12 vezes no cartão de crédito.

A opção de parcelar o IPVA no cartão de crédito oferece mais tranquilidade ao motorista, que pode escolher o número de parcelas mais adequado ao orçamento de que dispõe.

Dessa forma, fica mais fácil conciliar o pagamento do imposto com o de outras contas sem comprometer as finanças. Ressaltamos, porém, que débitos já inscritos em Dívida Ativa não podem ser parcelados. O mesmo vale para parcelamentos inscritos em cobrança administrativa.

O parcelamento é oferecido pelo Detran em parceria com bancos e empresas parceiras e, nesse caso, haverá a cobrança de juros. Mas não se preocupe, temos mais uma notícia boa para você: a VAMOS PARCELAR garante a menor taxa do mercado.

COMO PARCELAR?

Você pode consultar neste link se a Vamos Parcelar está presente no Detran do seu estado. O objetivo da empresa é estar presente em todo o Brasil até 2020.

No DF, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo, você pode parcelar online, diretamente por meio do site da Vamos Parcelar. É só selecionar seu estado, informar o número da placa e Renavam, conferir o valor do IPVA e escolher o número de parcelas que deseja. Tudo simples, rápido e seguro.

Caso a opção de parcelamento online não esteja disponível no seu estado, basta visitar um de nossos postos de atendimento presencial. No site da Vamos Parcelar você confere o endereço do posto mais perto de você.

Após fazer o parcelamento, a regularização do débito ocorre em até 48 horas e você poderá dirigir tranquilo, sem se preocupar com multas ou com o comprometimento do seu orçamento.

O QUE ACONTECE SE EU NÃO PAGAR O IPVA?

O IPVA devidamente pago é necessário para realizar o licenciamento anual do veículo. Sem o licenciamento, o veículo pode ser apreendido em uma blitz, por exemplo. Além disso, andar com o veículo sem o licenciamento é considerado infração gravíssima, acarretando em multa e 7 pontos na carteira.

Para que o licenciamento seja feito é necessário quitar não só o IPVA como quaisquer outros débitos pendentes, como multas que o condutor tenha cometido. Portanto, uma irregularidade com o veículo acaba levando a outra em efeito cascata, o que pode gerar grandes transtornos.

Se além do IPVA, você também tem outros débitos pendentes no Detran, saiba que também é possível parcelar todos eles em até 12 vezes sem juros. Aproveite essa alternativa para planejar seu orçamento e poder dirigir com tranquilidade.

NÓS ESTAMOS COM VOCÊ

Se tiver dúvidas sobre parcelamento do IPVA e outros débitos ou precisar de mais informações, entre em contato com a Vamos Parcelar. Estamos preparados para esclarecer seus questionamentos e oferecer a melhor solução para você!

Para mais dicas e informações sobre parcelamento de taxas do Detran, contas e soluções para organizar suas finanças, siga também o perfil da Vamos Parcelar nas redes sociais.