Embora muitos condutores não saibam, já é possível consultar as multas do veículo pela internet. O serviço é especialmente útil em situações em que se perdeu a notificação de imposição da penalidade ou se deseja verificar a regularização do veículo para compra ou venda, por exemplo.

Atualmente, o Detran já fornece as informações relativas às multas do veículo via internet. Como cada estado e o Distrito Federal possui seus Detrans e cada Detran estadual tem seu próprio site, os links e caminhos para consulta variam de lugar para lugar.

Uma forma simples de encontrar a informação no seu estado pode ser fazer uma busca pelos termos “consultar multa + detran + nome do estado“. Em geral, os sistemas pedem o número da placa e Renavam. Em alguns sistema, pode ser pedido o número do chassi.

CONSULTE E PARCELE EM ATÉ 12 VEZES DE FORMA SIMPLES

No site da Vamos Parcelar, você consegue consultar todos os seus débitos no Detran de forma simples e rápida, se estiver em um dos estados atendidos pelo nosso serviço online. Atualmente, os estados são: Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, além do Distrito Federal.

Com o número da placa e Renavam, você consegue conferir todos os débitos e ainda conferir opções de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito (bandeiras Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, American Express, VerdeCard e Cabal).

Se optar por parcelar, basta escolher o número de parcelas ideal para você e pagar a fatura do cartão normalmente. Uma forma mais tranquila para regularizar seu veículo sem comprometer o orçamento.

POR QUE É IMPORTANTE CONSULTAR E QUITAR AS MULTAS?

Para que um veículo seja licenciado, todos os débitos devem ser quitados, o que incluem as multas, IPVA e seguro DPVAT. Conduzir sem o licenciamento é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro e, como consequência, pode gerar mais uma multa e ainda a apreensão do veículo.

Para voltar a dirigir, será preciso pagar todos os débitos pendentes. Existem diversos casos de veículos que ficam parados por muito tempo ou até abandonados nos pátios do Detran porque o proprietário não tem condições financeiras para fazer a regularização.

Nesse sentido, o parcelamento de multas e débitos pode ser a alternativa que muitas pessoas precisavam para poder reaver seu veículo. Para se ter uma dimensão do impacto do parcelamento, o número de veículos apreendidos nos pátios do Detran no Distrito Federal recuou em 40% após a chegada da Vamos Parcelar.

MULTAS E SUSPENSÃO DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

As multas são categorizadas em quatro graus de gravidade: leves, médias, graves e gravíssimas. Cada tipo de multa acrescenta determinada quantidade de pontos na carteira de habilitação: 3 para as leves, 4 para as médias, 5 para as graves e 7 para as gravíssimas. O condutor que atingir o limite de 20 pontos em 12 terá o direito de dirigir suspenso por um período de seis meses a um ano.

CONCLUSÃO

Neste artigo, explicamos como consultar multas de trânsito pela internet, diretamente pelo site dos Detrans de cada estado ou pelo sistema da Vamos Parcelar, onde também é possível parcelar os débitos em até 12 vezes no cartão de crédito.

A quitação das multas é necessária para o licenciamento, sem o qual o veículo pode ser apreendido em blitz. O parcelamento é uma alternativa eficiente de regularizar a situação sem comprometer o orçamento familiar.

Para saber mais sobre o parcelamento de multas e conhecer melhor como a Vamos Parcelar oferece mais tranquilidade ao fazer o parcelamento de contas e débitos do Detran, leia nossos outros artigos. Siga também @vamosparcelar oficial nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.