Parcelamento é opção para quitar esses impostos e outras contas

 

Brasília já soma 187 mil de habitantes que estão em atraso com o pagamento dos impostos sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU) de 2019. O Distrito Federal aguarda receber R$ 413,9 milhões (16,8% do total que seria arrecadado com as duas taxas).

Com a aproximação dos prazos de vencimento dos tributos de 2020, o ideal é quitar os boletos em aberto antes de começar a pensar nos próximos e, nestes casos, o parcelamento é um aliado para os contribuintes, que podem parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito essas pendências.

Para o supervisor da Vamos Parcelar do Distrito Federal, Denilson Simões, o inicio do ano é complicado para a maioria dos brasileiros, dívidas de dezembro, material escolar e impostos podem pesar no orçamento. O parcelamento do IPVA e do IPTU é uma alternativa para que o cidadão se regularize e não fique inadimplente.

“Além do IPVA e IPTU, o cidadão também pode parcelar as multas e outros débitos como, conta de luz, água, fatura de cartão de crédito, boleto de prestação de carro etc. E, caso o contribuinte não possua limite suficiente para parcelar seus débitos, ele pode usar cartões de terceiro”, enfatiza Denilson.

A maior defasagem em arrecadação registrada pela Secretaria de Economia ocorreu com o IPTU, que acumulou 80,1% do valor esperado pelo Executivo local. No caso do IPVA, os pagamentos alcançaram 85,4% do previsto.

Mudanças

No ano passado, a Câmara Legislativa aprovou a redução das alíquotas do imposto veicular de 2020 em cinco pontos percentuais. Além disso, neste ano, o IPTU terá atualização de 3,28%, baseada na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre setembro de 2018 e agosto último. Também é importante lembrar que os borderôs do IPVA não serão mais encaminhados pelos Correios. Será necessário emiti-los pela internet, em www.receita.fazenda.df.gov.br, com o número do Renavam do veículo.

Vamos Parcelar

A Vamos Parcelar é uma fintech facilitadora que inova a forma em que instituições públicas e privadas recebem e enviam pagamentos via cartão de crédito. Atua em todos os estados da federação e possui mais de 200 postos de atendimento.