Todo início de ano é lembrado pelas inúmeras contas a serem pagas e uma delas é o imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) e esse tributo é de responsabilidade de cobrança do estado, por isso alguns valores podem sofrer alterações.

O não pagamento do IPVA comprometerá o licenciamento do automóvel e é preciso ficar atento porque o calendário que estabelece o vencimento do IPVA pelo número da placa nem sempre irá coincidir com o do licenciamento.

Cada estado tem seu calendário com as datas de vencimento, mas alguns cidadãos acabam perdendo o prazo. É importante ficar atento, após o vencimento são cobrados juros e o condutor pode i ter o carro apreendido por estar com ele irregular.

Andar com o veículo irregular gera multa gravíssima, com previsão de multa no valor de R$ 293,47 e até a remoção do veículo, essa remoção dura até que seja sanada a ilegalidade, no caso, até que a documentação seja regularizada e conforme o art.131,§2, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo será considerado licenciado quando for atestado o pagamento de todos os débitos, inclusive o IPVA.

Sendo assim, é importante ficar atento as datas de vencimento do imposto e não sofrer as sanções que podem gerar o não pagamento desse imposto.

Abrir agora
Nosso WhatsApp
Olá!! Podemos te ajudar com o seu pagamento?
Powered by