ARTIGO/ESTADÃO: Pedro Rosa – CEO e fundador da fintech Vamos Parcelar

Coronavírus: O que o empreendedor pode fazer nessa hora?

Uma pandemia que faz as autoridades do país tomarem medidas restritivas à circulação de
pessoas, reduzindo abruptamente o número de clientes que consomem seus produtos e
serviços. Novas notícias a todo momento, que trazem mais restrição e impactos em diversos
setores da economia. Pacotes de incentivo sendo anunciados diariamente, num esforço para
minimizar os efeitos que, até o momento, são imensuráveis e sem prazo seguro que afirme
quando tudo voltará ao normal.

Para quem é empreendedor, os desafios fazem parte da jornada, mas certamente o cenário
atual exigirá outra postura ao planejar e executar as tarefas do seu negócio. A única certeza no
momento é que o caixa do negócio tende a ficar menor a cada dia e isso ameaça planos,
continuidade e sonhos. Então a pergunta passa a ser: O que fazer nessa hora?

1. Renegocie o prazo com fornecedores e bancos

Você sabe quanto de caixa tem disponível e quanto tempo ele se mantém nessa crise? Na
prática, o que está acontecendo na maioria das empresas é que as saídas de caixa (despesas)
têm previsibilidade, mas as entradas (receitas) não. Diante dessa realidade, comece
reorganizando o que tem previsto a receber e seja cauteloso nesta conta. Avalie a estimativa
de despesas, faça contato com os principais fornecedores e negocie a extensão do prazo de
pagamento. Não corra para o banco sem antes fazer contas, pois esse caminho pode te dar
sobrevida, porém ao mesmo tempo, te levar a ter problemas para cumprir seus futuros
compromissos financeiros. O ideal agora é entender rapidamente os impactos de curto e
médio prazo para o seu caixa e identificar qual a melhor linha de crédito disponível para uso,
se essa for a saída identificada. Trabalhe para que o crédito esteja à disposição, caso você
precise recorrer a ele. Todavia não contrate sem antes fazer as contas e tampouco tenha
empréstimo como premissa.

2. Avalie despesas que podem ser reduzidas

Quando uma crise vem, ela traz também a oportunidade de entender até que ponto seu
negócio é eficiente. Certamente, ao avaliar o fluxo de caixa, você identificará a possibilidade de
redução de despesas. Com a queda das vendas, uma despesa que reduzirá será a variável, que
são gastos com insumos, por exemplo. As despesas fixas, que ocorrem independente das
vendas, a exemplo da folha de pagamento e aluguel, podem pesar nessas horas exigindo
planejamento. Diante disso, a tentativa de reduzir o valor do aluguel durante esse período
pode ser uma alternativa. Adotar “home office” para a equipe pode representar redução de
custos com energia, transporte e alimentação, além de colaborar com a redução de riscos de
contágio do vírus. Avaliar a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho da equipe e
antecipação de férias, também pode contribuir.

3. Venda por outros canais

Enxergue oportunidades. Realizar vendas por delivery, seja telefone ou aplicativos, pode ser
uma alternativa em lugar da loja física, que sofre com as medidas que regulam circulação de pessoas.                               Intensifique o trabalho com as redes sociais como ferramenta para endereçar a oferta
de produtos aos clientes. Orientar a compra pela loja virtual traz segurança na relação com o
cliente, além de ser uma alternativa para recuperar vendas perdidas em outros canais. A
depender do modelo do seu negócio, vender online pode ser uma experiência que te ajudará
não somente no período da crise atual, como também poderá significar o amadurecimento de
um canal com capacidade de dar escala ao negócio no futuro. Para isso, disponibilize uma
trilha de atendimento especial que auxilie seu cliente durante a compra online, o que fará a
diferença na conversão. A busca por uma plataforma de marketplace para distribuição do
produto, é algo que também pode ser estudado, principalmente ao se considerar que a crise
não tem prazo para terminar e que toda estratégia de venda pode representar um incremento
de receita.

Muitas tarefas podem ser executadas durante esse período e não existe a receita perfeita do
bolo. É hora de não se deixar levar pela emoção ou pelo medo. Pense e estude o negócio,
defina cenários para atuar da melhor maneira. Ser empreendedor exigirá liderança e coragem
para fazer o que precisa ser feito, ainda que sejam decisões difíceis. A depender da forma
como serão modeladas as saídas da crise, é possível crer que mais forte estará a empresa, o
empreendedor e seu time no término de tudo. Então tenha bom ânimo e siga em frente.

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