Vamos Parcelar

4 dicas para tornar o cartão de crédito seu aliado

Você enxerga o cartão de crédito como vilão? Veja aqui o que fazer para torná-lo seu aliado!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Você certamente conhece alguém que tem ou já teve problemas com o cartão de crédito, essa pessoa pode até ser você. De acordo com o Banco Central, o valor das dívidas nessa modalidade chegam na casa dos bilhões de reais. Entretanto, essa ferramenta não precisa ser vista como vilã nas suas contas. Pelo contrário, se usado de forma consciente, o cartão pode facilitar e ajudar muito na sua organização financeira.

Além disso, muitos cartões de crédito possuem programas de vantagens. Ou seja, eles não servem apenas para parcelar, é possível economizar bastante se você souber se organizar e tirar proveito dos benefícios.

Então, não perca as dicas a seguir para tornar o cartão de crédito seu aliado!

1. Planejamento

Planejamento é essencial e a falta dele é o principal motivo das dívidas envolvendo cartão de crédito. A primeira regra essencial para não se desorganizar é: não gaste mais do que você recebe. Isso parece óbvio, mas muitas pessoas caem na armadilha do crédito. Não é preciso ter o dinheiro no momento para fazer uma compra nessa modalidade, mas a fatura vai chegar e então você precisará do valor para pagá-la.

Além disso, é preciso estipular limites, por mais que o valor da conta esteja dentro do seu orçamento, não é o ideal comprometê-lo por inteiro com um só boleto. Por isso, existe uma famosa orientação para controlar os gastos. É a regra 50-30-20. Nela, 50% da sua renda deve ser destinada às despesas essenciais, 30% para supérfluos e lazer (onde o cartão de crédito entra) e 20% para pagamento de dívidas ou investimentos.

2. Não pague o mínimo da fatura

Se você seguir a dica anterior, não terá surpresas com o valor da fatura. Até porque, os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos da economia. Por isso, busque sempre pagar o valor integral da conta todos os meses. Apesar de algumas instituições permitirem um pagamento mínimo (geralmente 20%), isso tende a virar uma bola de neve.

Pagar sempre a totalidade da fatura vai te trazer diversos benefícios, você não entrará em novas dívidas e não se perderá nos boletos do cartão de crédito. Os bancos oferecem melhores condições de negociação de anuidade para clientes que pagam em dia e não ficam em débito com a instituição. Além disso, manter esse hábito pode ajudar a melhorar seu score.

3. Aproveite os benefícios do cartão

Nos dias de hoje, o que não faltam são opções de cartões de crédito, cada um com suas condições e vantagens. Dessa forma, você deve buscar qual se encaixa melhor no seu perfil de consumo. A vantagem mais comum oferecida pelas organizações é a possibilidade de acumular pontos e/ou milhas a partir dos valores gastos. 

Além dos programas de pontuações, o cashback está cada vez mais popular, nesse sistema você literalmente recebe uma parte do valor gasto de volta por ter feito a compra com o cartão. Outro ponto importante são as taxas, algumas anuidades podem ser bem pesadas ao bolso, por isso veja qual se adequa mais a sua realidade.

4. Parcele de forma inteligente

É normal ver pessoas que se descontrolam com os parcelamentos. Dividem um calçado em três vezes, um eletrodoméstico em dez, um telefone novo em doze e na hora de contabilizar, a fatura já está comprometida por anos. Diante disso, é preciso maneirar na hora de dividir uma compra no crédito para os valores não se acumularem.

Entretanto, parcelar pode ser muito vantajoso se feito de forma organizada, não adianta evitar essa prática, mas continuar com boletos atrasados. Para essa situação existe a Vamos Parcelar! Aqui você paga todas suas contas e impostos em até 24x no cartão de crédito.

Gostou das dicas? Nós temos muitos outros artigos que podem te ajudar quando o assunto é finanças e atualidades. Acesse o blog da VP e fique sempre atualizado!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!