Vamos Parcelar

5 dicas para acabar com as dívidas

Ter a vida financeira em ordem não é uma tarefa fácil. No entanto, é possível manter as dívidas em ordem e evitar ao máximo aumentá-las. Saiba como!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Quem nunca desejou dar o primeiro passo para fazer algo diferente ou mudar aquilo que sempre foi motivo de incômodo? Embora seja bonita e admirável toda essa motivação, para alguns, isso não é uma tarefa simples. Apesar das inúmeras promessas e metas traçadas ao longo de um período, uma boa parcela das pessoas não consegue pôr em prática tudo aquilo que foi planejado. E com as dívidas não é diferente.

Ter mais controle sobre as finanças é um dos objetivos em comum de boa parte dos brasileiros. Entretanto, para algumas pessoas isso não é nenhum pouco fácil. De acordo com o Serasa Experian, cerca de 40% dos brasileiros convivem diariamente com as contas em atraso nos últimos anos, isso mesmo, você não leu errado.

Além disso, a dificuldade de controlar o orçamento faz com que muitos entrem em desespero e recorram a outras soluções e formas alternativas de crédito para quitar suas dívidas.  No entanto, o problema desse ato impulsivo é que nem todos conseguem honrar com o compromisso e, dessa forma, acabam se enrolando ainda mais com as altas taxas de juros.

Tendo isso em mente, vamos te dar algumas dicas que vão te ajudar a organizar suas finanças e riscar da sua lista aqueles débitos que já vem te incomodando há muito tempo. Vamos lá?

1- Entenda sua situação financeira atual

Essa é a tão temida hora da verdade! Então, procure reservar um tempo para reunir todas suas dívidas vencidas. Dessa forma, vai ficar nítido onde você está pecando e assim, poderá dar o primeiro passo para reverter à situação, o mais rápido possível. Além disso, confira quanto você recebe por mês e qual parte da sua renda poderá ser comprometida quando for realizar o débito. Não se esqueça disso, essa parte é crucial.

2- Encare suas dívidas

Não é hora de fugir. Agora que você quer mais do que tudo colocar um ponto final nessa bola de neve de dívidas, chegou o momento de encarar de uma vez por todas as contas que você tem ignorado há muito tempo. Então, levante a cabeça, respire fundo e coloque as mãos na massa.

3- Verifique a possibilidade de parcelar seus débitos

É muito comum que muitas pessoas esperem até ter o valor total para quitar suas dívidas em uma única vez, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Existem, por exemplo, os chamados superendividados que, como o próprio nome diz, possuem uma dívida a perder de vista. Ou seja, para eles é mais interessante realizar o pagamento de forma parcelada, mesmo que leve mais tempo.  E isso não é algo ruim, pois assim que a primeira parcela obter a baixa bancária, no máximo em cinco dias úteis o nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

4- Não tenha vergonha de renegociar suas dívidas

Possuir dívidas, ou no popular, “nome sujo” é motivo de embaraço para todos que não estão com as finanças em dia. No entanto, isso não deve ser motivo de vergonha ou preconceito, afinal você está fazendo de tudo para resolver a situação. Por isso, não deixe de procurar o banco ou a entidade responsável e negocie. Converse com um profissional do departamento, explique sua situação e escolha um valor mensal que você possa honrar.

5- Aprenda com o erro

Após colocar tudo em dia, evite ao máximo cair nessa situação novamente. Não faça compras supérfluas, saiba dizer não e sempre pense duas vezes para não acabar adquirindo algo por impulso e se arrepender depois.

E por último, mas não menos importante, saiba usar o cartão de crédito com sabedoria. Ter controle é fundamental para não abusar desse recurso e acabar perdendo a linha.

Então, percebeu todas as vantagens? O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas com essas dicas você terá tudo que é preciso para sair das dívidas e organizar sua vida neste novo ciclo. 

Mas se até o momento você não colocou sua vida financeira nos eixos, não perca tempo! Traga seus boletos para a Vamos Parcelar e simule de forma gratuita o valor total de suas dívidas. E, caso possua cartão de crédito com limite igual ou maior aos seus débitos, você poderá parcelar tudo em até 24x e riscar essas pendências de uma vez por todas da sua vida!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!