Vamos Parcelar

5 dicas para acampar com segurança

Está cansado da rotina da cidade? Confira como desestressar em meio a natureza!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Às vezes a rotina corrida da cidade cansa e tudo que a gente precisa para desestressar é de um pouco de contato com a natureza. Se esse é o seu caso, acampar pode ser uma boa saída. De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, duas horas por semana em ambientes naturais é capaz de intensificar a sensação de bem-estar e bom humor. Segundo a pesquisa, essa interação alivia os sintomas de ansiedade e estresse. 

A princípio, por se tratar de uma estadia sem muitos luxos, é comum que a possibilidade seja descartada logo de cara. Mas ao contrário do que muitos pensam, acampar não precisa ser sinônimo de perrengue! Além disso, são inúmeras as vantagens tanto para a saúde mental quanto para o bolso. A média de valores das diárias nos campings por pessoa fica entre R$ 25 a R$ 50 reais, tudo depende do local, da cidade e da época do ano. 

Mas afinal, como fazer um acampamento seguro e confortável? Preparamos uma lista com 5 dicas para você se organizar e explorar o seu lado aventureiro sem passar sufoco. Confira! 

1. Escolha o lugar 

Antes de tudo, é importante explicar que existem três tipos de camping: o bivaque, onde os campistas dormem em sacos de dormir ou em redes ao ar livre. O selvagem, em que os campistas montam a barraca onde der, no meio de uma trilha, por exemplo. Por último, temos o camping com estrutura. Ao contrário dos outros, esta opção é equipada com banheiros, cozinhas, áreas apropriadas para montar barraca e às vezes até um ambiente de lazer e internet. Ou seja, se está em busca de conforto, a última opção é a melhor escolha. 

Nos casos do camping com estrutura é importante pesquisar sobre o lugar que pretende acampar. Alguns locais possuem um ambiente inapropriado que pode colocar em risco o conforto e a segurança. Assim como funciona com hotéis, é possível fazer essa pesquisa em sites específicos para isso, como por exemplo, o portal Onde Acampar.

2. Não esqueça nenhum item 

A lista de itens essenciais varia de acordo com a pessoa, com o local, com o tempo de estadia e com o clima da região. Porém, existem alguns utensílios que são indispensáveis nos acampamentos. Por exemplo, acessórios como lanternas, carregador portátil e o kit de primeiro socorros equipado com remédios de uso diário, repelente, protetor solar e curativos. 

Não se pode esquecer do principal: a barraca. No caso de lugares ou períodos frios, é importante levar cobertores e sacos de dormir. Por último, a água e os alimentos. A recomendação é que se leve comidas que não estraguem rápido, ou seja, evite ovos, queijo, leite e carnes. 

3- Escolha a barraca ideal 

Se você não está acostumado a acampar o ideal é que escolha uma barraca simples e leve desde que ela seja estruturada e estável. Este definitivamente não é um momento para economizar. Pesquise bem para não passar perrengue no caso de chuvas fortes, por exemplo. 

Geralmente as barracas mais resistentes possuem armação de alumínio ou de fibra de vidro. Em relação ao tecido ideal, o nylon, algodão e o poliéster oferecem mais firmeza, além de uma maior adaptabilidade ao clima. Ou seja, os tecidos contribuem para um maior conforto térmico. 

4- Organize um roteiro de viagem 

Assim como qualquer outra viagem, um acampamento precisa de um roteiro. Se organize e defina os locais de parada, os lugares que pretende visitar e possíveis atividades de lazer. Neste momento você também deve montar um orçamento para definir quanto pretende gastar por dia e não comprometer suas contas no fim do mês. 

5- Preserve a natureza

Acampar gera impactos ambientais, mas é possível evitar maiores estragos. É preciso cuidar da natureza para que essa opção de lazer seja viável por muito tempo. Por isso, se atente em não deixar lixo para trás, prefira os alimentos orgânicos, use produtos de higiene biodegradáveis e preserve a área nativa da região.   

Bateu vontade de acampar mas os equipamentos de camping não cabem no seu orçamento?  Não deixe de aproveitar a natureza por conta disso! Aqui na VP nós parcelamos todos os seus impostos e dívidas em até 24x com a menor taxa de serviço do mercado.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!