Vamos Parcelar

5 dicas para evitar a inadimplência

Venha conferir como não ficar inadimplente e estar sempre tranquilo com sua contas!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Mas o que é inadimplência? Por definição, é o não cumprimento de uma obrigação financeira estipulada em contrato. Ou seja, não pagar uma conta ou uma parcela de um empréstimo até a data de vencimento, vai te deixar inadimplente. No Brasil, a principal consequência de estar nessa situação é acabar com o nome sujo.

Estar com o nome sujo acarreta em diversos empecilhos, como limitar seu acesso a crédito e diminuir seu score. Você pode pensar que a inadimplência só ocorre perante uma instituição financeira, mas não. Qualquer dívida pode te deixar nessa situação, seja no seu condomínio ou até com o governo.

Perfil dos inadimplentes no Brasil de acordo com estudo da Serasa Experian:

  • 50,9% são homens;
  • As pessoas que recebem até 2 salários mínimos são as mais atingidas;
  • Aproximadamente 37% possuem apenas uma dívida.

Então, aqui vão 5 dicas para você evitar essa dor de cabeça. Confira!

1. Organize-se financeiramente

Nada melhor para evitar dividas do que estar em dia com sua organização financeira. Por isso, antes de entrar em um empréstimo, financiamento ou crédito, estruture-se. Muitas pessoas imaginam que isso é complexo, mas é bem simples. Busque anotar suas finanças e suas obrigações de pagamentos.

Além disso, procure separar seu dinheiro, destine cada parte dele para um determinado objetivo. Esse tipo de planejamento só vai te trazer benefícios. Se você já estiver com débitos, é uma ótima maneira de quitá-los sem estresse. E mesmo que você não possua tais despesas, se organizar é um ótimo jeito de fazer o dinheiro render e sobrar no final do mês.

2. Pesquisar preços

Outra maneira de não ficar na inadimplência é buscar os valores antes de fazer uma compra. Portanto, quando for adquirir um novo bem, ou até solicitar um crédito, sempre procure quem oferece as melhores condições. Essa dica serve para tudo, desde as compras no mercado, até o financiamento de um carro ou casa. Mesmo a economia pequena, de pouco em pouco, pode te salvar uma boa grana.

3. Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é muito importante para qualquer pessoa que quer estar pronta para todos os imprevistos. Ela nada mais é do que uma quantia de dinheiro guardada ou investida, como o nome já diz, para emergências. Não há uma regra para o valor dela, mas existem algumas orientações.

Por exemplo, é interessante que você estipule seus gastos fixos para usar de base. Depois disso, multiplique esse valor por um determinado número de meses. Dessa forma, você sabe que estará respaldado durante esse período, independente do que aconteça. Mas não precisa se desesperar, o valor parece alto, mas construa-o aos poucos e fique mais tranquilo.

4. Evite o consumo exagerado

Uma das principais causas da inadimplência é o acúmulo de dívidas no cartão de crédito. Por isso, um bom conselho é controlar os gastos. Isso não significa que você deve parar de custear seu lazer, por exemplo. Mas é preciso consumir com inteligência. Então, aproveite a dica de organização financeira que já foi dada, veja como se programar e não se perca nas compras.

5. Esteja sempre bem informado

Conhecimento é tudo e nunca é demais. Por isso, esteja sempre atualizado no quesito finanças. Com certeza vai te ajudar bastante a evitar a inadimplência. Aqui na VP você encontra muitos artigos sobre os mais variados temas que envolvem pagamentos e afins. No final desse texto você pode se inscrever e receber todas as novidades por e-mail.

Beleza! Agora você já sabe o que é inadimplência e como fugir dela. Então, caso queira resolver uma dívida ou se programar para pagar suas contas com antecedência, venha para VP. Aqui você pode pagar boletos e impostos em até 24x no cartão de crédito. Não perca essa oportunidade!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!