Vamos Parcelar

Bancos digitais são seguros?

Seu dinheiro está protegido nas instituições digitais? Confira os pontos a seguir e acabe com suas dúvidas!
3 min. de leitura
Acesso rápido

Os bancos digitais são mais uma consequência da evolução tecnológica. Anteriormente, para fazer transações bancárias como transferências ou até mesmo conferir o saldo disponível em conta, era preciso enfrentar longas filas. Agora, tudo é possível da palma da sua mão, basta um celular com acesso a internet.  Contudo, apesar das vantagens de rapidez e facilidade, a ferramenta ainda causa desconfiança em algumas pessoas. Mas afinal, os bancos digitais são realmente seguros?

Antes de tudo, é preciso saber a diferença entre as instituições digitais e as tradicionais. No modo digital, todas as necessidades são atendidas de forma online. Ou seja, a abertura de contas, esclarecimento de dúvidas e pagamentos só podem ser executados através de aplicativos ou sites. Por outro lado, com os tradicionais é necessário ir até uma agência para resolver qualquer problema.

Depois que a ferramenta surgiu muitos optaram por ela. Dados de um levantamento feito pela empresa Cantarino Brasileiro mostram que atualmente existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no no Brasil, cerca de 117% da população do país. Porém, de acordo com uma pesquisa feita pela MUV, empresa que trabalha com o mercado de aplicativos, 82% dos clientes que possuem conta em bancos digitais têm algum tipo de desconfiança e evitam, por exemplo, deixar dinheiro guardado na poupança dessas instituições. 

De antemão, é preciso deixar claro que os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central (BC) e protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, eles são assegurados no caso de intervenção, de liquidação ou de falência. A princípio parece meio complicado confiar em algo que não tem um espaço físico para recorrer, então, vamos te mostrar que os bancos digitais são sim seguros. Confira!

Tecnologias de ponta em segurança

Dinheiro é bom e todo mundo gosta. Ou seja, não dá para vacilar. Pensando nisso, as instituições investiram pesado nas tecnologias de segurança. Atualmente, os aplicativos bancários contam com inúmeras ferramentas para proteger as contas dos clientes. As mais comuns são: reconhecimento facial, criptografia (em que as informações e dados ficam em formato de código para dificultar a leitura), autenticação por meio de selfies e digitais, e por fim os tokens, que são caracteres solicitados para validar as operações.

Dispositivos móveis são seguros

As pessoas tendem a perder os celulares com facilidade e depois que os fabricantes perceberam isso, decidiram atualizar as formas de bloqueios de acesso e travas de segurança. Atualmente é possível colocar senhas para acessar os aplicativos e as opções vão desde código desenhado, PIN, impressão digital, reconhecimento de voz, até  autenticação por selfie.  Ao passo que a tecnologia vai avançando, novas possibilidades e formatos de segurança vão surgindo. 

Há regras para os bancos digitais

A instituição precisa estar de acordo com as regras determinadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)  para funcionar. De acordo com o código, os bancos virtuais precisam ter uma política de segurança cibernética, a contratação de serviços de armazenamento de dados, de computação em nuvem e de processamento. Desse modo, os bancos oferecem sistemas de segurança robustos e atualizados. 

Algumas dicas

Além de toda a proteção oferecida pelos bancos você também pode reforçar a segurança dos seus dados e contas. Por exemplo, não usar senhas fáceis e alterá-las pelo menos uma vez por ano, ter cuidado com aplicativos que você instala e com links que você clica e não usar sinais públicos ou desconhecidos de wi-fi. Por fim, é preciso ficar de olho no seu extrato bancário para identificar qualquer movimentação estranha e recorrer a instituição o quanto antes. 

Este artigo desenvolvido pela Vamos Parcelar tem o intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a VP, acesse nosso site e venha entender porque aqui é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!