Vamos Parcelar

Boleto: como surgiu e qual a sua importância nos meios de pagamento?

Você sabe como o boleto foi criado e qual a sua relevância nos dias de hoje? Descubra no artigo abaixo!
2 min. de leitura
Atualizado em 19 maio 22
Acesso rápido

O boleto bancário é popularmente conhecido entre a maioria dos brasileiros. E mesmo com a chegada do pix e de outros meios digitais, o serviço ainda é o queridinho da população. Dessa forma, separamos neste artigo algumas informações sobre como o boleto surgiu e qual a sua importância nos meios de pagamento. Confira! 

O que é boleto bancário? 

Basicamente, é um título de cobrança emitido por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica. Ele é uma transação segura, e pode ser pago em diversas instituições financeiras como bancos e corretoras financeiras.

Como surgiu o boleto? 

Esse método surgiu no Brasil durante a década de 1980. Entretanto, o formato conhecido com o código de barras foi criado em 1993, após instrução normativa do Banco Central.  A partir daí, muitas cobranças puderam ser feitas de forma eletrônica, dando início à era da economia digital. 

Contudo, o Brasil é o único país que utiliza esse método como forma de pagamento. Dessa forma, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), são pagos cerca de 3,7 bilhões de boletos anualmente. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019, destacou que o boleto é a melhor opção de cobrança para 75% dos consumidores brasileiros. 

Afinal, qual a sua importância? 

O boleto bancário é famoso no país e não é por qualquer motivo, principalmente quando se fala de meios de pagamento. O serviço abrange todos os tipos de pessoas, principalmente as que são desbancarizadas, ou seja, aquelas que não possuem conta corrente ou poupança. 

Além disso, o pagamento do boleto pode ser efetuado em bancos, lotéricas, caixas eletrônicos, corretoras financeiras e pelo internet banking. Ademais, com o fim do boleto sem registro, determinado pela Febraban em 2018, o método se tornou um dos meios de pagamentos mais seguros do mercado.

Portanto, com essa mudança no documento, foi possível evitar fraudes além de possibilitar que boletos vencidos com valores iguais ou superiores a 800 reais, possam ser pagos em qualquer banco ou instituição financeira. 

Por ser um queridinho nacional, o boleto está longe de deixar de existir. Ainda mais com uma plataforma como a VP, onde é possível pagar seus impostos em 18x e contas em até 24x no cartão de crédito. 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!