Vamos Parcelar

Boleto falso: saiba como identificar e não cair em um golpe

Aprenda de uma vez por todas a reconhecer esse tipo de fraude nas suas contas.
3 min. de leitura
Atualizado em 07 jun 22
Acesso rápido

Desde 2018, o Banco Central exige que todos os boletos sejam registrados, a fim de tornar o serviço mais seguro. Diante disso, algumas informações como o nome, CPF ou CNPJ do beneficiário precisam constar no documento. Entretanto, mesmo com a nova exigência, golpistas encontram uma forma de  fraudar esse sistema. Portanto, neste artigo, vamos te ajudar a identificar quando um boleto é falso para evitar, de uma vez por todas, que você caia em um golpe. Confira! 

Como funciona o boleto falso? 

Geralmente, ele possui todas as informações e características de um boleto legítimo. Ou seja, vai constar código de barras, dados do emissor e valor do pagamento. Ademais, quando você for fazer o pagamento, ele vai ser aceito perfeitamente nas agências bancárias, lotéricas ou aplicativos de banco. 

Por outro lado, o valor pago não vai para o destino que você esperava. Ao contrário disso, o dinheiro vai cair em uma conta controlada por golpistas. Ou seja, ao pagar um boleto falso, você acredita que o pagamento foi realizado, mas a loja ou beneficiário não recebe o dinheiro. 

Como identificar um boleto falso? 

Por conta dos avanços tecnológicos, muitos golpistas têm acesso a sistemas de ponta que são capazes de fraudar documentos. Esse tipo de tecnologia é capaz de captar boletos legítimos e fazer pequenas mudanças imperceptíveis. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a identificar quando um boleto é falso. Confira! 

Código de barras

Sendo o principal item na fatura, o código de barras é utilizado para decodificar o boleto e realizar o pagamento. Diante disso, quando um boleto é falso, a sua primeira falha vai aparecer neste código. A princípio, você precisa identificar se existem espaços no código de barras onde não deveria ter. Esse tipo de falha faz com que os sensores não consigam ler o código, e como consequência você terá que digitar manualmente a combinação numérica adulterada. Portanto, suspeite quando o código de barras do seu boleto estiver com dificuldade de ser lido pelos sensores. 

Dados do beneficiário 

Outro ponto importante que você precisa prestar atenção é nos dados do beneficiário que consta no boleto. Dessa forma, cheque qual é a instituição emissora do documento, assim como nome completo, CPF, CNPJ e endereço. Essas informações estão visíveis no boleto e caso você esteja em dúvida se foi adulterado ou não, verifique a veracidade dos dados na internet. 

Valor do pagamento 

Não deixe de verificar no boleto se o valor impresso é o mesmo correspondente a sua compra. E o mais importante, na hora de efetuar o pagamento, além de averiguar os dados do beneficiário, certifique-se que está sendo cobrado o valor correto. Muitas vezes, por conta da correria do dia-a-dia, você pode se desatentar a esse detalhe. 

Local de recebimento 

Um dos meios de evitar que você caia em um golpe de boleto falso, é desconfiar da fonte que está te enviando o documento. Isso vale, principalmente, na hora de efetuar alguma compra online. Se você receber um boleto via WhatsApp, mas que na verdade era para ser encaminhado no seu e-mail, desconfie. Pode ser um golpe. 

Cuidado com dispositivos eletrônicos

Como dito anteriormente, muitos golpes acontecem devido ao acesso a tecnologias sofisticadas. Portanto, ao fazer uma compra online, certifique que o seu dispositivo esteja bem protegido com um software de segurança atualizado. Muitos criminosos usam as brechas que encontram na internet para aplicar esse tipo de fraude. 

Paguei um boleto falso e agora? 

Mesmo com todas essas dicas, você caiu no golpe do boleto falso? Não precisa se preocupar, vamos te ajudar! Antes de mais nada, você precisa ter um pouco de paciência para resolver a situação e procurar os canais disponíveis para solicitar a contestação do boleto. 

O recomendado é entrar em contato com a entidade emissora do boleto, seja uma loja ou instituição financeira, com a cópia do boleto falso e comprovante de pagamento em mãos. Após isso, o local fará o procedimento necessário para resolver o problema da fraude.

E aí, curtiu saber como se prevenir para não cair em nenhum golpe do boleto falso? Uma outra forma de se precaver a esse tipo de fraude, é evitar imprimir o documento e sempre que possível, pagar pelo internet banking ou aplicativos. E claro, caso você opte pagar as suas contas na plataforma da VP, você recebe os comprovantes na hora e consegue organizar melhor todos seus gastos. 

Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Se ainda não conhece a VP, não perca tempo! Aqui você parcela todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!