Vamos Parcelar

Carteira de ativos: o que é e como funciona?

Se você deseja começar a investir, esse é um dos primeiros termos que precisa entender. Confira o artigo e fique por dentro do assunto!
3 min. de leitura
Atualizado em 21 jun 22
Acesso rápido

De antemão, se você começou agora no universo dos investimentos é normal que aconteça muita confusão com os termos e siglas, afinal, é CDI pra cá, renda fixa e variável para lá, B3, Selic, enfim, muita informação para administrar. A princípio bate certo desânimo mesmo, mas calma, de pouco em pouco os vocábulos começam a fazer sentido e ficam mais fáceis de entender. Antes de tudo, tem um conceito básico que deve ser um dos primeiros a ser compreendido: a carteira de ativos!

Imagina todos os seus investimentos reunidos. De forma simplificada, a carteira de ativos é isso. Em outras palavras, é como se fosse a sua carteira física, onde você guarda suas cédulas e cartões, só que de títulos que você investiu. Em primeiro lugar, existem várias maneiras de montar uma carteira de investimentos, a depender dos objetivos, oportunidades de mercado e do seu perfil de investidor. Porém, como funciona e qual o passo a passo para montar uma que tenha tudo a ver com o seu bolso? O artigo abaixo vai esclarecer as suas dúvidas. Confira!

O que é carteira de ativos?

Conhecida também como portfólio de investimentos, a carteira de ativos é o conjunto de aplicações que um investidor tem. Ou seja, o termo é usado para nomear o grupo de investimentos que você escolhe para que o seu dinheiro renda.  É principalmente a partir da sua carteira que você consegue se orientar e definir estratégias quanto a melhor forma de investir para o seu perfil. Em outras palavras, ela ajuda o seu patrimônio a se valorizar ao longo do tempo.  

Como funciona?

Imagine que você vai viajar e decide dividir seu dinheiro em três, por exemplo. Parte da quantia está em espécie, parte em débito e o resto é o cartão de crédito. A princípio a lógica da carteira de ativos é mais ou menos essa! Com ela você pode dividir o seu dinheiro em diferentes ativos e assim consegue correr menos riscos, já que o dinheiro está dividido em mais de uma aplicação. 

Como montar uma carteira de ativos?

Antecipadamente: não existe uma receita pronta. A carteira ideal para você depende dos seus objetivos, do seu perfil de investidor e dos recursos que tem para investir, ou seja, a montagem é bem subjetiva e pessoal. Porém, há uma coisa em comum para o primeiro passo, antes de tudo você precisa conhecer os tipos e definir qual o seu perfil de investidor.

Depois que definir o perfil, avalie sua renda e quanto pretende investir. Além disso, é importante refletir sobre o seu nível de conhecimento sobre o mercado financeiro, por vezes começar aos poucos, a medida em que estuda sobre o seguimento, é a melhor opção. Em seguida, mapeie seus objetivos e suas metas financeiras. Reflita sobre em quanto tempo pretende alcançá-las, assim fica mais fácil definir as melhores aplicações para você. 

Por que montar uma carteira de ativos?

Em resumo, a carteira garante mais segurança para o seu dinheiro. A realidade é que o universo dos investimentos varia dia após dia e é comum que aconteçam perdas financeiras na aplicação que você escolheu. Nesse sentido, o mais seguro a se fazer é não deixar a renda em um só lugar e distribuí-la em diferentes aplicações. Por último, vale destacar: uma carteira diversificada pode trazer melhores resultados para o seu bolso. 

Quais as vantagens?

Além da segurança citada acima, independente do cenário econômico, a carteira de ativos gera uma rentabilidade positiva. A diversificação é outro ponto positivo, por meio dela você consegue investir em diferentes ativos e com isso, reduz os riscos de perdas e aumenta as chances de retorno. Em contrapartida, uma carteira mal montada pode trazer grandes prejuízos. Por exemplo: se você investir todo o seu dinheiro em ações, você pode ganhar muito em determinado dia, nada em outro ou até mesmo perder tudo. 

Viu só como a carteira de ativos pode se tornar a melhor amiga do seu orçamento? No entanto, como tudo no mercado financeiro, apesar dos pontos positivos, a ferramenta pode trazer consequências se usar da maneira errada. Por isso, para evitar erros é importante se manter sempre por dentro do assunto e nisso a VP pode te ajudar! Para receber mais conteúdos como esse basta ficar de olho no Blog e nas redes sociais da VP. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira.  
Ainda não conhece a VP? Somos uma plataforma onde vale a pena pagar os seus impostos e contas! Aqui você pode parcelar todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Quer começar a investir mas está com o orçamento apertado? Não perca tempo, desafogue suas contas aqui na VP e dê o primeiro passo rumo aos investimentos!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!