Vamos Parcelar

CDB: o que é e como investir?

Começou ou vai começar a investir agora? O CDB pode ser uma boa opção para você. Entenda o motivo!
3 min. de leitura
Atualizado em 10 jun 22
Acesso rápido

A princípio quem é novo no universo dos investimentos e começou a investir agora procura por opções mais seguras e estáveis. Se esse é o seu caso, o Certificado de Depósito Bancário, mais conhecido como CDB, é uma boa alternativa. Esse é um tipo de aplicação tão segura quanto a poupança, com a diferença de que possui uma rentabilidade maior, em outras palavras, muito conforto e mais retorno!

Mas afinal, o que é o CDB? A aplicação é mesmo vantajosa? Quer ficar por dentro do assunto? Confira o artigo que vamos te explicar tudo que você precisa saber antes de investir!

O que é o CDB? 

Antes de tudo vamos ao conceito! Sigla para Certificado de Depósito Bancário, o CDB é um investimento de renda fixa, emitido por bancos e que oferece rendimento de acordo com o período da aplicação. Ou seja, funciona mais ou menos assim: o investidor “empresta” uma quantia de dinheiro às instituições financeiras, que usam a verba para financiar algumas atividades, como por exemplo, empréstimos para outros clientes. Em troca, esses bancos devolvem esse valor ao investidores com uma taxa de juros definida no momento do investimento. 

Vale a pena investir em um CDB?

De antemão, investir em títulos como esse pode ser uma ótima opção principalmente para aqueles investidores mais conservadores, ou seja, aqueles que priorizam a segurança acima de tudo, ou para quem está começando agora no segmento, por exemplo. Confira algumas vantagens: 

  • Facilidade: primeiramente, a praticidade é um diferencial. Esse tipo de investimento pode ser feito pela internet, da palma da sua mão. Para isso, basta abrir uma conta em uma empresa especialista na área para aplicar o dinheiro.
  • Rentabilidade: confortável como guardar dinheiro na poupança, sem muitos riscos, mas com uma maior rentabilidade. O retorno desse tipo de investimento pode chegar até o dobro da poupança. 
  • Segurança: a depender da quantidade investida, o título recebe um seguro pelo  pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) por CPF ou CNPJ. Essa garantia funciona, por exemplo, como uma prevenção caso o investidor perca o dinheiro aplicado. Em outras palavras, se o banco declarar falência ou por alguma outra razão não conseguir devolver a quantia ou parte dela, você não corre riscos. 
  • Liquidez Diária: por fim, você pode retirar o dinheiro do investimento a qualquer momento, quando precisar,  antes do prazo de vencimento. 

Quais os tipos de CDB?

O investimento é dividido em três tipos: 

Prefixados: têm taxa de juros fixa, definida durante a aplicação, ou seja, o investidor sabe quanto vai receber no momento que for retirar o dinheiro. 

Pós-fixados: o rendimento depende de algum índice econômico, como por exemplo a Selic, DI e IPCA, ou seja, o valor de retorno varia.

Híbridos: mistura a taxa prefixada com um índice econômico para compensar a variação da taxa pós-fixada. Por exemplo: Selic + 3% ao ano.

Como investir no Certificado?

Em primeiro lugar é preciso estar com o nome limpo, ou seja, com o CPF em situação regular. Em seguida, é necessário uma conta em um banco ou corretora. Antes de fazer o seu primeiro investimento será necessário responder um questionário para que te indiquem quais os melhores produtos para o seu perfil de investidor. Ainda não sabe qual o seu perfil? Confira o artigo Perfil de investidor: o que é e quais tipos existem?

Logo depois, você vai acessar a tela de investimento do seu aplicativo financeiro, procurar por renda fixa e selecionar a opção de CDB. Por último, você deverá escolher a opção de investimento, levando em conta o valor mínimo, o retorno e a data de vencimento. 

É seguro?

Esses títulos são considerados seguros pois são cobertos pela garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o mesmo que protege o dinheiro guardado nas poupanças. 

Qual o melhor CDB?

Isso depende do seu bolso e dos seus objetivos! A opções variam muito de instituição para instituição. Então, o melhor a se fazer é pesquisar bastante antes de investir, sempre considerando o rendimento e o risco de crédito. 

E aí, se sentiu mais preparado para encarar o universo dos investimentos? Se você está pensando em investir ou já investe mas se considera novato na área, é sempre importante se manter por dentro do assunto! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho no Blog da VP. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira.  

Ainda não conhece a VP? Somos uma plataforma onde vale a pena pagar os seus impostos e contas! Aqui você pode parcelar todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Quer começar a investir mas está com o orçamento apertado? Não perca tempo, desafogue suas contas aqui na VP e dê o primeiro passo rumo aos investimentos!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!