Vamos Parcelar

Como retificar o Imposto de Renda?

Errei algumas informações na minha declaração do IR, e agora? Confira o passo a passo do que fazer!
2 min. de leitura
Atualizado em 31 maio 22
Acesso rápido

No início de março foi dada a largada para a declaração do imposto de renda em 2022 e o prazo final para fazer o processo vai até o dia 31 de maio.  De acordo com a Receita Federal, a expectativa é de que pelo menos 34,1 milhões de declarações sejam entregues este ano. De antemão, é importante lembrar que esse é um procedimento que exige atenção e tempo, então, quanto mais cedo você fizer, menor é a chance de cometer erros. 

Mas e quando as informações são equivocadas por algum engano? Bom, nesses casos a retificação do imposto de renda é uma saída! Às vezes essa é a única forma de evitar cair na malha fiscal e de ter que prestar maiores esclarecimentos à receita. Desde já, é preciso deixar claro que dados errados podem gerar multas e consequências maiores. 

Para te ajudar a evitar futuras dores de cabeça, vamos te esclarecer o que é a retificação e o passo a passo de como retificar o imposto de renda. Confira!

O que é?

Antes de tudo vamos entender do que se trata. Retificar a declaração significa, ao pé da letra, consertar erros encontrados. A declaração retificadora substitui completamente a declaração original, ou seja, aquela que foi feita primeiro mas que tinha algum dado errado.  Em outras palavras, essa é uma alternativa para quando você preenche algo errado e envia a documentação. Desse modo, os erros do primeiro envio serão substituídos pelas informações corretas. 

Quando retificar?

Em primeiro lugar, isso não é algo que será identificado por você. O próprio sistema vai informar se tem algo de errado ou incompatível. Ou seja, depois que feita a declaração é importante acompanhar a situação do seu imposto de renda, através do portal e-CAC. Segundo a Receita Federal, os erros mais comuns envolvem omissão de renda e inclusão de dependentes de forma indevida. 

Como fazer? 

Primeiramente você deve entrar no Programa Gerador do Imposto de Renda e ir até o tópico “Declaração” que se encontra ao lado esquerdo da tela. Logo depois, clique em “Retificar”. Em seguida, escolha o documento que será corrigido e preencha o número do recibo da declaração em questão ou da última retificação, se esse for o caso. Depois que feito esse processo, você deve fazer as alterações necessárias. Por último, você vai encaminhar novamente a declaração à base de dados da Receita Federal.

Qual o prazo para retificar?

Os erros na declaração podem ser corrigidos dentro de um período de cinco anos após o envio do documento original. 

Quantas vezes posso retificar?

Atualmente não existe um limite para retificações, ou seja, é possível corrigir sua declaração quantas vezes você quiser. Porém, o ideal é que esse processo seja feito o mínimo possível, pois a Receita Federal pode achar suspeito e pedir maiores esclarecimentos. Caso você tenha muitas dúvidas em relação ao procedimento da declaração, vale a pena pedir ajuda a um contador ou especialista na área. Uma outra opção é acompanhar os conteúdos sobre o tema no blog da VP.

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Ainda não conhece a VP? Não perca tempo! Aqui você parcela todos os seus impostos em até 18X e dívidas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Pague seus impostos sem dor de cabeça!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!