Vamos Parcelar

Como se planejar para sair da casa dos pais?

Confira seis dicas para se organizar e ter um processo de mudança tranquilo!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Como dizem: filhos são criados para bater asas e sair do ninho. O desejo de alcançar a independência surge conforme crescemos e por vezes sair da casa dos pais e ter um cantinho para chamar de seu é um momento marcante para o alcance da autonomia. Porém, esse é um grande passo e é necessário organização para que tudo aconteça da melhor forma possível. Afinal, não se trata somente da mudança de endereço. Além disso, os gastos e responsabilidades financeiras também devem passar por modificações.

Acabou a história das coisas acontecerem a um passe de mágica. Em outras palavras, ao se mudar os armários de alimentos não vão se encher sozinhos, a conta de energia não vai aparecer paga e os produtos de limpeza só vão existir na sua casa se você comprar. A princípio as coisas vão parecer difíceis, mas depois você vai perceber que vale a pena voar com as próprias asas e ter o próprio ninho. 

Para te ajudar nessa mudança, listamos 5 dicas de como se organizar financeiramente para sair da casa dos pais. Então, pegue a caneta, papel e prepare o bolso! 

1. Defina as suas metas 

Antes de tudo é preciso definir suas expectativas e montar uma espécie de cronograma para se organizar passo a passo. Por exemplo: estimule uma data para quando deseja se mudar, reflita sobre o que quer ter na sua casa ou apartamento e se pensa em dividir o imóvel para reduzir os custos. Nesta etapa as listas podem ser suas melhores amigas, ou seja, use e abuse de checklists.

2. Pesquise os melhores lugares 

Investigue os preços de apartamentos e casas na sua cidade e região. É importante pesquisar as possibilidades de imóveis, definir se pretende morar em casa ou apartamento e ver quais lugares possuem valores que combinam mais com o seu bolso. A escolha do local é uma questão importante para que você consiga alcançar as metas estipuladas e manter a organização financeira.

3. Analise as despesas domésticas

Quanto custa um pacote de arroz? Quanto será a conta de água? Esse é o momento em que tudo deve ser colado na ponta do lápis. É ideal que você fique por dentro de quais serão as despesas e tente calcular um valor médio dos gastos que terá. Logo depois, avalie se sua renda pessoal é capaz de cobrir os custos sem comprometer o orçamento. Do contrário, caso os valores comprometam mais 70% da sua renda total, a dica é para que comece a planejar soluções para cortar gastos e reflita sobre o que é necessário e o que pode ser deixado para depois. 

4. Junte dinheiro 

De antemão, fazer um pé de meia antes de se mudar é uma boa estratégia para evitar sufocos a curto prazo. Nesse sentido, se conseguir guardar pelo menos 5% ou 10% do seu salário mensal você pode dar início a uma reserva financeira para ser usada sempre que aparecer alguma emergência. 

5. Faça um teste drive

Que tal testar antes de tomar a grande decisão? Você pode alugar um local por um período menor de tempo só para ter uma ideia de como será e por em prática suas novas responsabilidades financeiras. As plataformas QuintoAndar e Airbnb podem ser boas opções para essa etapa, por exemplo. Ambas estão disponíveis para celulares IOS e Android.

6. Faça um chá de casa nova

Nada melhor do que ter amigos por perto! Depois que tudo estiver certo, as caixas desempacotadas e as coisas em seus devidos lugares,  chame a galera para te ajudar a mobilhar seu novo lar. Dessa forma, você vai economizar e destinar o dinheiro que seria gasto com eletrodomésticos, por exemplo,  para gastos do dia a dia.

E se você está adiando esse momento por conta das dívidas, não se preocupe, a VP pode ajudar! Aqui suas contas e impostos podem ser parceladas em até 24x com a menor taxa de serviço do mercado. Grandes mudanças dão um friozinho na barriga, né? Mas estamos juntos nessa!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!