Vamos Parcelar

Compensação bancária: o que é e quanto tempo demora?

Entenda porque as instituições financeiras possuem prazo para confirmar os pagamentos.
3 min. de leitura
Atualizado em 21 jan 22
Acesso rápido

Estar ciente das nomenclaturas e expressões do mundo financeiro quando não se faz parte dele, não é nada fácil. É muito comum que as pessoas tenham dúvidas acerca dos procedimentos bancários e de siglas como TED, DOC e etc. Por isso, vamos explicar de forma simples e descomplicada sobre os processos citados acima e mais precisamente sobre compensação bancária. Confira!

Para que não haja falhas ou alguma espécie de fraude existem mecanismos dentro do sistema bancário para garantir a segurança de todos os usuários. A compensação faz parte disso e é bem fácil de entender. Como o próprio nome já diz, esse processo é o tempo que leva para o banco assimilar os pagamentos de uma transação que pode ser feita através de boleto, cartão de crédito, débito ou transferência.

Ou seja, todas as formas de pagamento, exceto a em dinheiro à vista, entram no processo de compensação bancária. Quando você paga um boleto referente a uma compra online, por exemplo, a loja onde você adquiriu o produto não recebe o valor imediatamente. Ela precisa esperar até que o banco realize a baixa para que o seu pedido seja confirmado e enviado posteriormente.

No Brasil, o tempo de processamento padrão de pagamentos é de até 3 dias úteis para boletos e em operações como transferências (DOC e TED), pagamentos com cartões de débito e crédito e depósitos no caixa eletrônico.

No entanto, vale a pena ressaltar que já existem instituições, como por exemplo, o Banco do Brasil que possuem o depósito imediato que é feito nos caixas eletrônicos das agências BB e sem precisar de envelope. Nesse caso, a compensação bancária é quase instantânea.

Como funciona a compensação bancária?

É simples. Ela é analisada pela instituição bancária em questão antes da confirmação. O prazo padrão utilizado em nosso país foi instituído pelos bancos para que eles possam dispor do tempo necessário para conferir os dados e liquidar o pagamento.

Por isso que no caso do boleto é comum ver que a data limite para quitar o débito é bem ampla na maioria das vezes para dar tempo de ser conferido corretamente. As principais informações analisadas são: o documento registrado, confirmação dos dados do pagador e do recebedor. Só após é feito o repasse do dinheiro do cliente para a empresa responsável.

Tipos de compensação

TED

TED ou Transferência Eletrônica Disponível é um procedimento que possui uma das compensações bancárias mais rápidas atualmente. Geralmente leva apenas alguns minutos para ser concluída e, em seguida, ocorre a liberação do dinheiro. 

DOC

Neste processo o DOC ou Documento de Ordem de Crédito, a operação fica registrada no sistema e a instituição tem de um a dois dias úteis para realizar a confirmação ou negar o pagamento, levando em conta a hora que o procedimento foi feito.

PIX

A forma de pagamento mais popular atualmente, o PIX, é um uma forma de compensação bancária instantânea. Entre outras palavras, os bancos conseguem conferir automaticamente os dados do usuário e disponibilizar o dinheiro na hora. Se houver a constatação de algum erro ou fraude o banco fará o cancelamento da transação e o valor será estornado para a conta de origem.

Cartões

Outro bom exemplo de compensação imediata são os cartões de crédito e débito. São raríssimos os casos de problemas por parte do banco na hora do pagamento, mas quando isso acontece podem levar até 24h para verificar o que aconteceu.

Depósito em caixa eletrônico

Pode demorar até um dia útil para ser compensado. No entanto, é preciso levar em consideração o horário que a operação foi executada.

Vamos Parcelar

Aqui na VP a compensação bancária segue as mesmas normas estabelecidas pelas instituições bancárias. Ou seja, ao realizar o pagamento do seu boleto em nossa plataforma temos até 3 dias úteis para liquidar o pagamento.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela Vamos Parcelar com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis.  Se ainda não conhece a VP, acesse nosso site e venha entender porque aqui é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!