Vamos Parcelar

Consórcio de veículos: vantagens e desvantagens

Apesar de ser um serviço comum no país, o consórcio pode ter alguns prós e contras. Saiba quais são eles!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

O consórcio de veículos tem se tornado uma boa opção para quem quer adquirir um carro zero quilômetro. Sobretudo, se a pessoa não deseja  recorrer ao financiamento bancário ou não tem a quantia em dinheiro para aquisição. 

Portanto, é preciso ter em mente as vantagens e desvantagens antes de contratar o serviço. Diante disso, separamos neste artigo algumas informações que podem fazer a diferença na hora de assumir esse compromisso. Vamos lá?

O que é consórcio de veículos? 

É uma espécie de economia colaborativa. Um grupo de pessoas se reúne para adquirir um objetivo em comum, seja a compra de um bem ou a contratação de um serviço. Por exemplo, no consórcio de veículos, o grupo deve estar interessado em comprar um carro do mesmo valor e número de parcelas. 

Para realizar o contrato, cada pessoa deve assinar um termo se comprometendo a contribuir mensalmente com o valor mensal estipulado. A administradora de consórcios, irá fazer então, a intermediação de todos os contratantes e acompanhar os pagamentos. 

Quais são as vantagens de um consórcio? 

Existem muitos benefícios na hora de contratar um consórcio. Não é atoa que a prática tem se tornado acessível para muitos brasileiros.  Consequentemente, isso acontece devido às vantagens que a contratação pode oferecer. Confira abaixo algum dos exemplos. 

Poupança forçada

O consórcio é uma ótima opção para as pessoas que têm dificuldade em poupar dinheiro. Isso porque é essencial que seja feito o pagamento das parcelas mensalmente. Portanto, caso não seja contemplado dentro do prazo estipulado, o consumidor receberá o valor total do investimento.

Sem entrada 

Normalmente, para adquirir um bem que possui um valor expressivo, é necessário dar uma quantia como entrada. Porém, no consórcio de veículos isso não é necessário. A pessoa pode entrar no grupo sem ter a necessidade de desembolsar uma grande quantia em dinheiro, pagando apenas as parcelas mensalmente. 

Flexibilidade de parcelamento 

Uma das maiores vantagens de ter o consórcio, é poder escolher o valor da parcela a ser paga. É possível simular a quantia desejada em diversas administradoras. Dessa maneira, o cliente pode optar pela prestação que melhor couber no seu planejamento financeiro. 

Juros baixos ou inexistentes 

Diferente dos financiamentos que podem dobrar o valor do veículo devido a cobrança de juros, no consórcio, os custos são quase inexistentes. Entretanto, a administradora contratada cobra uma taxa de administração para cada pessoa do grupo equivalente de 14% a 20% do valor total a ser pago. Portanto, o consórcio se torna uma alternativa mais viável de investimento por juros baixos

Quais são as desvantagens de um consórcio?

Assim como esperado, nem todo processo para adquirir um bem é perfeito e no consórcio, não seria diferente. Por isso é importante saber quais são as desvantagens do serviço antes de contratá-lo. Confira abaixo! 

Demora na contemplação

Para quem deseja adquirir o veículo de imediato, o consórcio não é uma boa alternativa. O período de contemplação pode variar de pessoa para pessoa, podendo demorar até o final do contrato para receber o automóvel. Por isso, é preciso ter bastante paciência e contar com um pouquinho de sorte. 

Investimento a longo prazo 

O consórcio é um investimento que pode durar de 60 a 180 meses, dependendo da administradora. Dessa forma, é necessário que haja um planejamento financeiro para garantir que a pessoa não fique sem pagar a parcela mensalmente.

Risco de inadimplência

Entretanto, por se tratar de um compromisso em grupo, pode acontecer que haja inadimplência e, consequentemente, o valor individual das parcelas passe por reajuste. Diante disso, algumas administradoras cobram uma taxa de até 5% para criar um fundo de inadimplência. Portanto, é recomendado procurar a empresa responsável pelo consórcio e verificar os impactos que o descumprimento do pagamento pode gerar para os contratantes. 

Precisa de ajuda para pagar o consórcio e não ficar sem o seu tão sonhado carro zero? A VP pode te ajudar! Aqui você parcela seus impostos e contas em até 24x no cartão de crédito. 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!