Vamos Parcelar

Consórcio: vantagens e desvantagens

Está em dúvida de qual modalidade escolher para comprar sua casa ou carro? O consórcio é uma opção, saiba aqui seus pontos positivos e negativos!
2 min. de leitura
Acesso rápido

Sonho da casa própria, trocar de carro, comprar uma moto, isso e muito mais são alguns dos objetivos de vários brasileiros. Entretanto, o investimento para adquirir esses bens à vista é extremamente alto. Além disso, ao olhar para os financiamentos, as taxas de juros assustam. Por isso, o consórcio está cada vez mais popular.

Todavia, essa modalidade tem suas particularidades. Diferentemente das compras de imediato, o consórcio, muitas vezes, exige uma espera maior para estar em posse do imóvel ou veículo, mas mesmo assim, possui suas vantagens e benefícios.

Então, saiba o que é o consórcio e, principalmente, os pontos positivos e negativos desse modelo de aquisição!

O que é consórcio?

É uma modalidade de aquisição que une pessoas com o objetivo comum de obter um bem ou serviço. Todo mês, os integrantes do consórcio pagam o valor estabelecido em acordo e a somatória desse montante cria uma espécie de poupança conjunta. Dessa forma, a empresa que administra a compra sorteia os participantes para receberem a carta de crédito e então adquirirem o produto. 

Até o final do contrato, todos os membros são contemplados. Entretanto, é possível aumentar suas chances de ser “escolhido”. Para isso, é necessário fazer uma oferta de lance, que é basicamente um adiantamento de parcelas para melhorar sua posição na fila do consórcio.

Desvantagens

O principal ponto negativo é, sem dúvidas, a velocidade. Enquanto no financiamento o crédito é aprovado no momento da assinatura, no consórcio é necessário esperar o contemplamento, e isso pode demorar. Dessa forma, é preciso estar ciente da situação ao entrar na compra.

Além disso, outra desvantagem é a falta de liquidez dessa modalidade. Ou seja, não há possibilidade de cancelar o contrato e simplesmente receber o valor já pago. Por isso, entenda que, ao adentrar neste acordo, você está se comprometendo por um longo prazo.

Por fim, mais uma questão que joga contra o consórcio são os golpes. Exatamente por estar em alta e possuir diversas vantagens que estão listadas abaixo, o consórcio é alvo de muitos criminosos. Sabendo disso, antes de fixar qualquer acordo, pesquise bastante e procure o histórico da administradora.

Vantagens

Para começar, possivelmente o ponto principal são as baixas parcelas oferecidas pela maioria dos consórcios. Entretanto, isso acarreta em um alto número de prestações, o que pode ser visto como bom por uns, mas ruim por outros. O fato é: cuidado para não ficar inadimplente, pois o período de pagamento é extenso!

Não menos importante, outra grande vantagem é a liberdade no uso da carta de crédito. Ou seja, mesmo que a intenção inicial fosse uma, você pode usar o valor liberado para outras finalidades. Até por isso, muitas pessoas levam essa modalidade como um investimento, pois você “aplica” um valor mensalmente e no fim pode realizar um grande projeto.

Agora, você já sabe como funciona e consegue avaliar se as diretrizes desse modelo encaixam nas suas intenções e no seu bolso. E se você precisa se organizar antes de se planejar para um consórcio, venha para a VP! Aqui é um lugar onde vale a pena pagar suas contas e impostos.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!