Vamos Parcelar

Crédito ou débito? Qual função é mais vantajosa?

Descubra qual é a melhor opção na hora de fazer suas compras!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Crédito ou débito? Essa é uma pergunta feita com bastante frequência para quem vai efetuar algum pagamento. Primeiramente, é preciso entender que estamos falando de duas formas diferentes de recebimento, saber suas funcionalidades e vantagens pode ajudar o consumidor a evitar dívidas e a aumentar a sua pontuação no sistema de crédito. 

Diferenças entre crédito e débito

A modalidade crédito funciona no esquema “compre agora, pague depois”. É uma maneira de pegar dinheiro emprestado no ato da compra e efetuar o pagamento somente no próximo mês, quando vencer a fatura. 

Já o cartão de débito, utiliza o saldo  na conta corrente, ou conta digital, para pagar na mesma hora, como se fosse em dinheiro vivo. É o método mais utilizado para fazer compras em valores baixos e evitar dívidas para o próximo mês. 

Contudo, é preciso ter em mente o tipo de compra a ser realizada e seu devido valor. Em algumas situações comprar no crédito pode compensar muito mais do que pagar o total à vista. Diante disso, dúvidas podem aparecer quanto à operação a ser realizada. Mas, afinal, qual é a função mais vantajosa para o consumidor?  

Vantagens do cartão de crédito

Diferente do que muitos pensam, o cartão de crédito pode se tornar um aliado na hora de efetuar uma compra. Nesse sentido, determinadas instituições financeiras oferecem programas de relacionamento onde é possível trocar pontos por serviços que podem valer a pena, além de facilitar as formas de pagamento incentivando o seu uso. 

1. Flexibilidade para pagar

Ao fazer uso da função crédito, o consumidor tem até 40 dias para pagar antes que seja cobrado juros do cartão. Além disso, para garantir maior flexibilização, é possível parcelar a compra em x vezes sem juros dependendo da loja. Desse modo, é uma ótima opção para quem está pretendendo fazer uma aquisição num valor maior e não tem como pagar à vista. 

2. Programa de pontos 

Para incentivar o uso do cartão de crédito, muitos bancos e instituições financeiras oferecem para os seus clientes programas de recompensa. À medida que o consumidor faz uso do cartão, são acumulados pontos que podem ser trocados em produtos ou serviços, como por exemplo, milhas aéreas. 

3. Melhora do score de crédito 

Por fim, utilizar essa função é uma ótima ferramenta para melhorar o score de crédito do consumidor. É a partir da movimentação feita com o cartão que muitas lojas e empresas vão avaliar se o consumidor está apto para receber linha de crédito. Portanto, utilizar esse serviço é importante para quem deseja financiar um imóvel ou pedir um empréstimo. 

Vantagens do cartão de débito

Desde já, essa função é bastante utilizada pelo consumidor para garantir algum tipo de segurança, praticidade e controle. É preciso ficar atento para gastar apenas o que estiver disponível em conta e não acabar entrando para o cheque especial. Entretanto, a utilização do débito ainda pode ter algumas vantagens. 

1. Maior segurança 

A utilização do cartão de débito pode representar para muitos consumidores um sinônimo de segurança. Além de precisar da utilização da senha, caso o cliente perca ou seja roubado, é possível pedir o bloqueio ou a anulação do objeto sem correr o risco de perder todo o capital acumulado em conta. 

2. Controle financeiro

Essa função é bastante utilizada para quem deseja ter maior controle financeiro e não acumular dívida durante o mês. Sobretudo, ao utilizar o débito, o cliente estará debitando o valor direto da sua conta corrente, como se fosse um saque na conta. Além disso, é possível controlar as entradas e saídas mediante  extrato bancário, garantindo ainda mais controle. 

3. Praticidade 

Além da segurança, o cartão de débito é uma boa solução para quem busca por praticidade. Utilizá-lo no lugar de moedas e notas evita que o consumidor ande com dinheiro vivo na carteira e facilita na hora de pagar por valores “quebrados”.  No entanto, ao utilizar o débito o consumidor está abrindo mão de usufruir das vantagens que a função crédito pode oferecer. 

Portanto, deu para entender que a função crédito é a mais vantajosa, não é mesmo? Conte com a VP para colocar os seus boletos em dia e acumular pontos com a sua instituição! Aqui você paga todas as suas contas e impostos em até 24x no cartão de crédito. Bora aumentar esse score?

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!