Vamos Parcelar

Datas comerciais: como comprar barato na época certa

Você sabia que existe uma época certa do ano para adquirir cada tipo de produto? Clique aqui e descubra como economizar!
2 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

O Brasil possui diversas datas comemorativas e todas agitam muito o comércio. Elas vão de celebrações religiosas, passam por comemorações familiares e chegam até a eventos vindos de outros países. Entretanto, você tem que ter cuidado com esses dias especiais para comprar, pois é exatamente nesses momentos que certos produtos encarecem.

Em contrapartida, existem períodos do ano em que é mais barato adquirir determinados itens. É claro que a decisão de fazer uma compra depende da necessidade do cliente. Todavia, com organização e aproveitando o momento certo, você consegue economizar bastante.

Então, veja abaixo qual a melhor época do ano para comprar o seu item almejado pagando pouco!

Roupas

Cada estação do ano exige uma vestimenta diferente. Em certos momentos é necessário roupas mais quentes e pesadas para combater o frio. Já em meses de maior calor, peças mais leves são mais procuradas. Sabendo disso, a maioria das lojas lançam 4 coleções por ano (inverno, primavera, verão e outono). E assim como qualquer produto, o lançamento traz um preço maior.

Por isso, para gastar menos, o recomendado é comprar exatamente nas trocas de estações. Apesar das peças em promoção não serem as específicas para aquela época, com planejamento você consegue adquirir bons produtos e com ótima durabilidade por um valor bem mais acessível.

Ar condicionado e ventilador

Seguindo a mesma lógica das roupas, esses são dois utensílios usados em momentos específicos do ano. Dessa forma, seus preços também aumentam nos períodos em que são mais procurados. Diante disso, sabendo da sua necessidade de possuir esses aparelhos e pensando a longo prazo. Busque comprar nos meses de frio com maiores descontos, mas para usar nos de calor.

Passagens aéreas

Por outro lado, existe o caso das passagens aéreas. Nessa modalidade, não há um mês específico para comprar, por exemplo. O segredo é a organização. Um fato muito conhecido, é que o preço aumenta bastante nas épocas de temporada, pois é quando todos querem viajar.

Por isso, planeje suas viagens com o máximo de antecedência. Com isso, você consegue comprar suas passagens o quanto antes e consequentemente com um valor menor. Além dos períodos mais quentes, os valores aumentem quanto mais próximo da data do vôo.

Supermercado

Nesse caso, a situação é um pouco diferente. Isso ocorre porque são compras mais constantes e feitas semanalmente. Mesmo assim, é possível planejar e economizar. A maioria dos mercados possuem dias específicos para cada tipo de produto. Dessa forma, esquematize qual o melhor momento para comprar cada item do seu prato.

 Além disso, outra dica é quando se trata do famoso churrasco. Quando for assar aquela carne no sábado ou domingo, vá ao mercado no meio da semana, os preços tendem a serem menores nos itens dessa categoria.

Eletrônicos

Provavelmente os itens mais cobiçados pelos consumidores brasileiros, mas também os que possuem os maiores valores. Por isso, todos sempre buscam descontos nessa categoria. Entretanto, é importante ter muito cuidado, pois muitas lojas oferecem diversas falsas promoções principalmente na Black Friday. A famosa metade do dobro.

Então, pesquise bastante antes da aquisição de um bem de alto valor, como um computador ou um celular, por exemplo. Essas datas internacionais de compras como a Black Friday e a Cyber Monday continuam sendo ótimas oportunidade para economizar, mas é preciso analisar os preços.

Agora você já sabe como se planejar para aproveitar os melhores preços durante o ano. E se uma dessas compras for feita por boleto, conheça a VP! Aqui você paga impostos e contas em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!