Vamos Parcelar

Dicas de hábitos a serem cultivados para obter estabilidade financeira

Conforme vamos crescendo, alimentamos cada vez mais a vontade de sermos independentes.
3 min. de leitura
Atualizado em 08 dez 21
Acesso rápido

Sair da casa dos nossos pais, conseguir um emprego estável, comprar um carro, uma casa e por aí vai. No entanto, com o passar dos anos muitas pessoas percebem que tornar o sonho de alcançar a estabilidade financeira é bem mais difícil do que o imaginado.

Prover o próprio sustento e não ter todo mês aquele medo de não conseguir pagar as contas, não é uma missão fácil, ainda mais estando em plena pandemia que complicou ainda mais a situação financeira de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Mas, não precisa ter pressa, atualmente tudo caminha em um ritmo frenético, mas você precisa ter em mente que todos nós construímos nossa vida devagar e sempre em um passo de cada vez. Por isso, vamos te mostrar algumas dicas que certamente vão colocar a sua vida financeira nos trilhos. Bora lá?

Elaboração de orçamento

Nunca subestime o poder da organização, neste quesito ela é fundamental para que você obtenha êxito. Então, tire um tempo, arregace as mangas e crie planilhas de controle ou faça um checklist contendo todo orçamento para cada mês e ano. Ao fazer isso você otimiza seu controle de finanças e eliminará os gastos supérfluos que são os grandes responsáveis pela queda da estabilidade financeira.

Análise e controle de dívidas

É importante que suas finanças estejam em dia, ou seja, sem acúmulo de dívidas para que você possa dar este passo importante em direção a mudança. Quando dispor de um histórico limpo e não tiver mais dívidas abertas provavelmente você certamente irá conseguir lidar com uma possível onda de crise de uma forma mais amena. 

Trace metas a curto prazo

Todo mundo tem aquele sonho que requer um tempo para ser realizado, o que é ótimo, mas que tal pôr no papel os seus objetivos a serem alcançados daqui há uma semana ou um mês? 

Para obter sucesso em suas finanças também é necessário planejamento, por isso, seja realista e estipule uma meta para aumentar sua economia. Que tal, eliminar todas as dívidas em até seis meses?

Quando fizer esse exercício você estará dando o primeiro passo para construir sua estabilidade financeira, que poderá ser conquistada a médio ou longo prazo, dependendo apenas de suas estratégias e planejamento de objetivos. 

Invista em conhecimento

Almejar uma estabilidade financeira, sem ter uma educação necessária para trilhar um caminho seguro pode ser muito perigoso para seu futuro. Então, que tal fazer um cursinho online voltado para a área? Ou sobre planejamento ou quem sabe até mesmo um voltado para educação financeira.

Por meio de qualquer um desses cursos, você obterá uma gama de conhecimentos essenciais para saber gerenciar melhor sua vida financeira. Além disso, com todo esse aprendizado, poderá até mesmo, auxiliar um parente ou amigo a alavancar a vida através do controle e planejamento financeiro. 

Verifique a possibilidade de investir

Já parou para pensar em investir o seu dinheiro? Se você possui o hábito de depositar uma quantia na poupança continuamente, com intuito de ter uma tranquilidade financeira futura, seria bom verificar a possibilidade  de duplicar esses números de uma outra forma. 

Procure saber, por meio de um especialista, quais são as melhores oportunidades de rendimento para você. Assim, você poderá poupar dinheiro e ainda aumentar cada vez mais a sua renda. No futuro, você pode reinvestir esse lucro em algo maior.

Se tiver a oportunidade, consulte um especialista e pergunte quais são as melhores oportunidades de rendimento que se encaixam no seu planejamento. Dessa forma, você poderá poupar dinheiro e ainda aumentar cada vez mais a sua renda. E o melhor de tudo, futuramente, você pode reinvestir esse lucro em algo maior. Vale a pena dar uma olhadinha na Forbes para tirar todas suas dúvidas.

Viu aí,  agora você já sabe como conquistar sua estabilidade financeira? Já praticava algum desses hábitos? Se não, agora você sabe tudo que é preciso para organizar suas finanças, mas se mesmo assim as dívidas apertarem, não deixe de recorrer a Vamos Parcelar. Nós podemos te ajudar a colocar suas despesas em dia!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!