Vamos Parcelar

4 dicas para economizar na conta de luz

Conheça algumas pequenas mudanças de hábito que você pode realizar no seu dia-a-dia para diminuir o valor da conta de luz!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Você com certeza já tomou um susto ao ver o valor de uma conta de luz da sua casa e ficou se perguntando o que aconteceu para ela vir tão cara. A questão é, o boleto da energia é um daqueles que você precisa priorizar todo início de mês e não dá para deixar atrasar, pois ninguém quer ficar sem eletricidade ainda mais nos dias de hoje.

Além disso, temos as famosas e temidas bandeiras, que podem mudar completamente os valores da conta de um mês para o outro. Por isso, é preciso sempre buscar maneiras de economizar, mas sem interferir na qualidade de vida, é claro.

Então, se liga nessas dicas para aliviar o bolso na tarifa de energia sem passar perrengue no dia-a-dia!

1. Limpeza

Você pode achar que para economizar é preciso racionalizar o uso de alguns eletrodomésticos, como o ar-condicionado, por exemplo. Entretanto, não é bem assim. Claro, quanto menos você usa um aparelho, menos energia ele irá consumir. Porém, na maioria das vezes fazer o uso de maneira certa já pode trazer um alívio considerável na conta de luz.

O que você pode não saber é que um eletrodoméstico consome muito mais energia apenas por estar sujo. Por isso, mantenha sempre os filtros do ar-condicionado em boas condições, não deixe acumular gelo na geladeira e sempre limpe o aspirador após o uso. Dessa forma, você vai não só potencializar a performance das suas máquinas, mas também vai poupar no consumo elétrico.

2. Posicionamento

Outra situação que poucas pessoas sabem é que a posição dos aparelhos pode fazer toda a diferença. Um eletrodoméstico mal instalado ou em local inadequado prejudica seu desempenho e consequentemente seu consumo. Os principais exemplos continuam a ser a geladeira e o ar-condicionado.

O ideal é que a geladeira fique em local com boa ventilação, pois como seu objetivo é manter os alimentos refrigerados, quanto menos calor perto dela melhor. Por isso, não a posicione ao lado do forno e/ou fogão. Já no caso do ar-condicionado, a recomendação é que ele seja sempre instalado no alto. Isso ocorre, pois o ar frio é mais pesado e tende a descer, logo, se ele estiver embaixo vai gastar mais tentando climatizar todo o ambiente.

3. Fontes de alimentação

Diversos aparelhos não precisam ficar na tomada o tempo todo, a maioria são recarregáveis e depois funcionam por bateria. Nesse sentido, não deixe esses aparelhos conectados à energia quando já estiverem com a carga completa.

Algumas fontes mais modernas até já corrigem esse problema e interrompem a passagem de energia ao finalizar o ciclo. Entretanto, se você não sabe se o seu carregador possui essa função, o melhor é não arriscar e garantir a economia.

4. Lâmpadas

Por fim, temos as lâmpadas. De todas as dicas, talvez seja a que exija um maior investimento. Contudo, o custo-benefício pode te ajudar a economizar muito. Os equipamentos do tipo LED possuem a melhor relação consumo-durabilidade. A nível de comparação, as lâmpadas incandescentes e fluorescentes consomem até 13x mais que as de LED.

Portanto, uma maneira certa de diminuir o valor da conta é averiguar quais tipos de lâmpadas você possui em casa e se necessário trocá-las. Essa substituição pode ser feita aos poucos, mas com certeza farão diferença a longo prazo, não só pela economia, mas pela longevidade.

E aí, gostou? Agora é só aplicar as dicas ao seu cotidiano e ver a fatura da energia baixar sem grandes sacrifícios. Entretanto, se antes disso você precisa resolver pendências de luz, água ou outras contas, venha para a VP! Aqui parcelamos boletos e impostos em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!