Vamos Parcelar

Empreendedorismo: dicas para começar um negócio

Confira o que você precisa saber para montar um empreendimento de sucesso!
3 min. de leitura
Atualizado em 24 jun 22
Acesso rápido

A princípio muitos brasileiros já tiveram ou têm o desejo de dar início ao negócio próprio. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o universo do empreendedorismo não é tão simples assim e exige muito esforço, organização e estudo para que o empreendimento dê certo.

Para alguns se trata de um sonho, além disso, tem pessoas que vêem  o empreendedorismo como uma alternativa para alcançar a autonomia ou para driblar o desemprego, por exemplo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de informalidade no mercado de trabalho apresentou um crescimento de 2,4%. Segundo um levantamento  feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  2,1 milhões de pequenos negócios foram abertos somente nos primeiros meses de 2021. 

De antemão, não existe uma receita mágica e o processo pode ser diferente para cada ideia. Contudo, uma coisa é fato: não importa qual seja o negócio, em todos os casos você vai precisar de planejamento. Então, se você está precisando de um empurrãozinho para tirar o seu sonho do papel,  é importante que siga alguns passos. Confira a seguir 5 dicas para começar o seu empreendimento!

1. Reflita sobre o seu empreendimento 

Antes de tudo você deve amadurecer a sua ideia. Além disso, é preciso pensar se o ramo escolhido é algo que você gosta ou sente afinidade, assim será muito mais fácil pôr em prática. Nesse momento uma dúvida pode surgir: meu negócio precisa ser pioneiro? E não necessariamente! Você pode reinventar o que já existe, por exemplo. A única coisa obrigatória é a inovação.  

Depois que você passar pela fase de reflexão, é importante dar início às pesquisas antes de fazer qualquer investimento financeiro. Nesta etapa você deve fazer uma análise exploratória de mercado e de possíveis  públicos. Nesse sentido é interessante também trocar ideias e experiências com quem já está na área em que pretende atuar. 

2. Reúna informações  

Em seguida, você deve coletar informações que tragam segurança e consistência ao seu negócio. Agora questões de mercado, finanças, marketing e funcionamento do empreendimento devem ser levadas em consideração. Algumas perguntas podem te ajudar nesta etapa: 

  • Qual é o seu mercado?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Por que as pessoas vão precisar do seu produto/serviço?
  • Que diferencial do negócio?
  • Quais são os riscos de mercado?
  • De quando você vai precisar?

3. Monte um plano de negócios  

Talvez essa seja a etapa mais importante a ser feita antes de dar início ao negócio e adentrar o universo do empreendedorismo. Neste momento você vai definir o valor necessário para a abertura e os objetivos. Além disso, irá organizar também a análise de mercado, ocorrência e, por fim,  os pontos fortes da empresa. É por meio deste documento que o empreendedor entende se a ideia tem potencial e é viável. 

Você deve está se perguntando como montar um plano de negócios, afinal, esse passo sempre exige muitos detalhes. Por isso, para ajudar os empreendedores iniciantes o Sebrae desenvolveu um manual que pode ser consultado de forma gratuita. 

4. Dedique um tempo a concorrência 

A princípio pode parecer estranho, mas para que o seu negócio dê certo você precisa estar preparado para o que der e vier, inclusive a concorrência. É depois que você analisar a concorrência do mercado do seu segmento que você vai conseguir definir os desafios e oportunidades do seu negócio. O objetivo nesse momento é entender como sua empresa deverá se posicionar para ganhar espaço. 

Contudo, vale lembrar que a concorrência não deve ser encarada como um inimigo. Muito pelo contrário. Ao mesmo tempo que você faz a análise, você pode também criar um bom networking é uma boa reputação. 

5. Busque conhecimento 

O empreendedorismo é um segmento dinâmico, ou seja, está sempre em movimento e com novidades. Para conseguir acompanhar e aproximar o seu empreendimento do sucesso é importante se manter por dentro do mercado. Nesse sentido, buscar cursos de capacitação, além de informações sobre o cenário atual, pode fazer toda a diferença. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, oferece diversos cursos e materiais gratuitos que podem ajudar: 

Agora que você já sabe os passos iniciais necessários já dá pra tirar a sua ideia de empreendimento do papel, né?  Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho no Blog da VP. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira.  


Ainda não conhece a VP? Somos uma plataforma onde vale a pena pagar os seus impostos e contas! Aqui você pode parcelar todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Quer começar o seu negócio mas está com o orçamento apertado? Não perca tempo, desafogue suas contas aqui na VP e vire um empreendedor de sucesso!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!