Vamos Parcelar

Empréstimo com garantia de imóvel: vantagens e desvantagens

Conheça essa modalidade de crédito imobiliário que tem chamado a atenção de inúmeras pessoas.
3 min. de leitura
Atualizado em 21 fev 22
Acesso rápido

Manter as contas em dia ou adquirir um bem que possui um preço elevado, não é uma tarefa fácil. Por isso, muitas vezes uma boa parcela das pessoas recorrem ao empréstimo mesmo levando mais tempo para pagar.

No entanto, às vezes o tempo para quitar a dívida é o menor dos problemas. A parte que costuma tirar o sono de quem adquire estão nos juros abusivos e no medo de acontecer algum imprevisto que afete a quitação do débito.

Tendo em mente a grande procura por tipo de crédito imobiliário, vamos te mostrar a seguir um pouco sobre o empréstimo com garantia de imóvel.  Esse método tem despertado a atenção principalmente de pequenos e médios empresários na hora de quitar suas dívidas, mas pode ser uma boa opção para pessoas comuns. Confira!

Como funciona?

É bem fácil de entender, a pessoa interessada no empréstimo oferece o seu imóvel próprio como garantia da dívida contraída. Ou seja, a partir do momento em que o contrato desse tipo de crédito é assinado o imóvel será transferido para a instituição financeira credora. E, caso as parcelas não sejam quitadas, a instituição pode tomar o imóvel.

É possível financiar até 70% do valor da avaliação do imóvel. Os prazos para pagar o empréstimo podem variar de 10 a 30 anos com juros de até 2%. Além disso, os juros, a taxa de avaliação e os prazos variam de acordo com o banco. Portanto, é necessário pesquisar com calma. E o mais importante, lembre de reservar um valor para os custos com o cartório.

Vantagens

Nessa modalidade os juros não são tão altos em comparação a outros existentes no mercado. Sem esquecer que é possível receber uma quantia maior e dispor de parcelas fixas até o fim do contrato. Mas para quem possui muitas dívidas no momento e precisa de um valor maior, pode ser mais vantajoso trocá-las por uma única dívida. Dessa forma o nome será limpo e terá mais chances de conseguir reorganizar as finanças.

Outra vantagem é que com a alta demanda os bancos têm se empenhado em atender à crescente demanda, por isso atualmente há uma variedade de instituições que disponibilizam esse tipo de empréstimo. Além disso, após a análise de crédito, a liberação do dinheiro na conta pode ocorrer em até 48 horas.

Por último, um dos principais benefícios é a flexibilidade de pagamento. É possível pagar as parcelas antecipadamente, ou quitar o saldo devedor antes do prazo estipulado.

Desvantagens

Embora tenha muitos pontos positivos, quem aderir a essa modalidade deve-se manter atento. Primeiro que se houver atraso nas parcelas por mais de um mês, o imóvel corre o risco de alienação. Em outras palavras, o banco credor pode pedir a posse do bem em cartório e levá-lo a leilão sem precisar recorrer aos métodos legais.

É preciso ressaltar também que se o valor financiado for maior do que o necessário para o seu objetivo, você pode acabar contraindo uma dívida maior por mais tempo e comprometer ainda mais a sua renda e finanças.

Bom, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de um empréstimo com garantia de imóvel antes de contratar faça uma análise dos seus gastos e confira se as parcelas não vão comprometer toda a sua renda mensal. Por fim, caso não consiga pagar a parcela é necessário entrar em contato com o banco rapidamente para tentar renegociar e evitar maiores preocupações.

Ah, se deseja tanto contratar o empréstimo para financiar algum estudo ou viagem, por exemplo, é recomendável que você veja outras opções onde o risco é menor. O empréstimo online é uma boa opção caso você não tenha um imóvel. Então, esclarecemos suas dúvidas? Se ainda não conhece a VP acesse nosso site e venha entender porque aqui é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!