Vamos Parcelar

FGTS: saiba como utilizar o dinheiro com sabedoria

Confira 5 dicas para usar o fundo de garantia da melhor forma para o seu orçamento!
3 min. de leitura
Atualizado em 30 abr 22
Acesso rápido

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, foi criado em 1967 com o intuito de proteger os trabalhadores que fossem demitidos sem justa causa, ou seja, aqueles dispensados do emprego por motivos que não tivessem relação com nenhum ato falho grave. Agora, o benefício funciona como uma reserva de dinheiro para os trabalhadores. 

O cidadão tem direito de sacar o fundo em algumas situações específicas, como por exemplo, em casos de rescisão por acordo, compra da casa própria, falência da empresa e, por fim, por adoecimento grave do trabalhador ou de dependentes. Além disso, desde 2020 os indivíduos têm direito de sacar parte do valor do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. 

Geralmente o dinheiro recebido já tem um destino traçado, porém, será que essa é mesmo a maneira certa de gastar o seu FGTS? Toda renda extra é bem vinda, mas raramente é bem aproveitada. Para te ajudar com essa questão, listamos 5 formas de gastar o seu benefício com sabedoria.

1. Pague dívidas

Essa graninha a mais pode ser sua chance para deixar as contas em dia e fazer as pazes com o seu bolso. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no início de 2022 havia no Brasil cerca de 63,4 milhões de  pessoas com nome negativado e uma dívida média de R$4.000,60. Nesse sentido, o FGTS pode ser usado para quitar essas dívidas. 

Pegue o papel e coloque na ponta do lápis tudo o que deve. Identifique qual conta está com a taxa de juros mais alta. A princípio, o ideal é começar a pagar aquelas que mais pesam no seu orçamento. Por vezes o valor do fundo não vai dar, e se esse for o caso, não precisa se preocupar. Aqui na VP você consegue quitar todos os seus boletos em até 24X, sem dor de cabeça. 

2. Crie um fundo de emergência

Se você está fora das estatísticas e não faz parte do grupo de endividados, aproveite o dinheiro para dar início a um pé de meia. Em outras palavras, guarde o valor para emergências futuras. O fundo de emergência pode quebrar um galho quando surgirem despesas não esperadas, como problemas médicos ou manutenções surpresas, por exemplo.  

3. Invista 

De antemão, essa é uma boa opção principalmente para aqueles que pensam a longo prazo. A diferença entre investir o dinheiro e deixá-lo em uma poupança é que os investimentos podem ter uma rentabilidade mais alta e possibilitam ganhos maiores do que o rendimento do dinheiro parado. 

Se você não sabe nem por onde começar, o ideal é que o primeiro passo seja em busca de conhecimento sobre o assunto. Existem vários cursos que oferecem conteúdos sobre o temas para iniciantes. Na Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, você encontra alguns gratuitos. 

4. Aposte em você

Esse é o momento para você começar aquele curso que estava adiando há tempo por falta de grana. Esse investimento em você e na sua carreira pode trazer bons frutos no futuro, não só financeiros, mas enquanto colocação no mercado de trabalho. Uma outra boa opção, por exemplo, é dar início ao aprendizado de um novo idioma.  

5. Tenha tempo de qualidade

Nem só de investimento e trabalho se vive, as férias e o descanso também são necessárias.  Então, que tal usar o dinheiro para conhecer um novo lugar e cultura, além de aproveitar o tão merecido momento de relaxamento? No blog da VP temos um vasto conteúdo para te ajudar a planejar uma viagem tranquila e sem passar sufoco. 

E aí, agora ficou bem mais fácil de planejar o que vai fazer com o FGTS, né? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Ainda não conhece a VP? Não perca tempo! Aqui você parcela todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!