Vamos Parcelar

Gastos sazonais: o que são e como funcionam?

Entenda de uma vez por todas o que é essa cobrança que complica a vida financeira de muitos brasileiros.
2 min. de leitura
Atualizado em 25 maio 22
Acesso rápido

Os gastos com impostos e material escolar são o que leva muitas famílias a perderem o controle financeiro no começo do ano. Os chamados gastos sazonais, são aquelas despesas que não fazem parte do orçamento fixo, mas que quando aparecem, causam uma grande desestabilidade financeira. Por isso, neste artigo, vamos entender melhor o que são esses gastos e como ter uma boa organização financeira pode facilitar a vida de muitas pessoas. Confira! 

O que são gastos sazonais? 

Como dito anteriormente, são aquelas despesas que não fazem parte do gasto fixo como boletos de água e energia elétrica. Normalmente, os gastos sazonais se classificam como as cobranças de impostos que acontecem todo começo de ano como o IPTU e o IPVA. Além disso, essa cobrança também pode  aparecer como um imprevisto. Um carro pode estragar, uma festa de aniversário pode surgir, entre outras situações.  Dessa forma, é sempre bom manter uma boa organização com os gastos, para que o orçamento não seja tão prejudicado nesta época do ano.

Como lidar com esses gastos? 

Normalmente, se a pessoa possui um veículo registrado em seu nome, sabe que no começo do ano vai ter que pagar o IPVA. O mesmo se aplica para quem tem uma casa própria e precisa quitar o IPTU, ou que os filhos que vão precisar de materiais escolares. Portanto, é sugerido que um levantamento seja realizado com os possíveis valores cobrados dessas despesas. Dessa forma, vai ser uma maneira de ter uma estimativa de quanto de dinheiro será preciso reservar. 

Planejamento financeiro é o ideal? 

Sim, ter um planejamento financeiro pode ajudar muitas pessoas a não perderem o controle financeiro de suas despesas. Nele, é recomendado colocar todos os gastos fixos mensais e, eventualmente, os sazonais que o contribuinte tem a certeza que serão cobrados. Entretanto, imprevistos podem acontecer, e é importante que se crie o hábito  de ter uma reserva financeira para eventuais situações. Assim, será uma maneira de evitar que os gastos sazonais influenciem de forma negativa no orçamento mensal de cada pessoa. 

Método 50-15-35 

Uma forma de ter um bom controle financeiro é através do método 50-15-35. Entretanto, cabe a cada pessoa verificar se essa técnica se encaixa no seu estilo de vida. Diante disso, esse método está relacionado à porcentagem de divisão de um salário para cobrir todas as despesas. 

Com isso, 50% está destinado para gastos essenciais como aluguel, contas de água, luz e telefone. Os outros 15% devem ser reservados para as prioridades financeiras, que nada mais é do que a quitação de dívidas. Entretanto, se a pessoa quer aplicar em algum fundo de investimento, esse valor pode ser usado com esta finalidade. Por fim, os 35% são separados para as despesas do “estilo de vida” como por exemplo, ir ao cinema, comprar roupa ou sair para jantar.

Portanto, ter um planejamento financeiro evita que os gastos sazonais façam uma bagunça na vida financeira de qualquer pessoa. Além disso, ao trazer um boleto para ser pago na plataforma da VP, o comprovante de pagamento sai na hora facilitando a organização do controle financeiro. 

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Ainda não conhece a VP? Não perca tempo! Aqui você parcela todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Bora evitar que os gastos sazonais compliquem a sua vida financeira!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!