Vamos Parcelar

Golpe do limpa tudo: saiba como se proteger

Confira o que fazer para prevenir e recuperar o dinheiro furtado no novo golpe do celular roubado!
4 min. de leitura
Atualizado em 20 maio 22
Acesso rápido

Atualmente um novo golpe está assustando os brasileiros que saem pelas ruas do país. No “golpe do limpa tudo”,  basta o celular nas mãos erradas para que o estrago seja feito. A princípio funciona assim: os criminosos roubam o aparelho telefone, descobrem as senhas dos aplicativos de bancos, das ferramentas financeiras e das redes sociais e começam a aplicar golpes nos contatos disponiveis. Além disso, inúmeras transações são feitas até que o dinheiro disponível em conta acabe ou o aplicativo bancário seja bloqueado. 

Os acontecimentos são relativamente novos, ou seja, nem os bancos, nem os clientes sabem ao certo como agir. O que se sabe é que para se proteger e conseguir manter o dinheiro a salvo é preciso ser rápido. Então, pensando nisso, vamos te mostrar como se prevenir do golpe e recuperar o dinheiro roubado, se esse for o caso. Confira! 

Como se proteger? 

Antes de tudo, tome cuidado ao usar o celular na rua. Em seguida, preste atenção em como você deixa os aplicativos bancários no aparelho. O ideal é nunca deixar nenhuma ferramenta aberta, ou seja: não esqueça de clicar em “sair” depois de usar o app. Além disso, use e abuse das senhas. Aproveite se seu dispositivo possibilita o uso de códigos para acessar os aplicativos.  Depois que tiver dado os primeiros passos, uma outra dica é manter instalado somente um aplicativo de banco caso você tenha mais de um. 

É importante também prestar atenção nas senhas que você usa, além de não deixá-las anotadas no seu celular. Você pode também ativar a opção “PIN do SIM” do chip diretamente com a operadora do seu telefone. 

Fui roubado, e agora?

Atualmente a teologia coopera com algumas opções para proteger seus dados e dinheiro no caso de ter o celular roubado ou furtado. Veja o que fazer: 

Se seu dispositivo for Android: 

  • Acesse o site android.com/find;
  • Faça o login com seus dados;
  • Por fim, selecione a opção “limpar dispositivo”.

Se seu dispositivo for IOS: 

  • Acesse o site icloud.com
  • Entre com o seu login e senha;
  • Selecione a opção buscar iPhone;
  • Por fim, clique em apagar o dispositivo.

Além disso, entre em contato com a sua instituição bancária e solicite o bloqueio de todas as suas contas o mais rápido possível.  Também será necessário trocar as senhas das suas redes sociais e e-mail. Por último, vá até a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência ou procure a delegacia eletrônica da sua cidade no Google. 

Como recuperar o dinheiro?

De antemão, o processo é um pouco longo e demorado. Primeiramente você precisa abrir uma reclamação na sua instituição financeira. Os bancos têm um prazo de até sete dias para dar uma resposta aos clientes. Esse primeiro contato é importante para que você abra um registro e consiga um protocolo de atendimento. 

Quanto à devolução do dinheiro roubado, isso depende da política de cada instituição. Além disso, cada caso passa por uma análise profunda e detalhada. Em outras palavras, o cliente só vai receber o ressarcimento da quantia depois de uma investigação e se as instituições achar que as evidências apresentadas são suficientes. 

O que dizem os bancos?

Caixa Econômica Federal

A instituição orienta que o cliente procure o banco mais próximo imediatamente após o roubo para bloquear a conta. Se preferir, esse bloqueio pode ser feito pela internet. No caso de pedidos de devolução, o caso é de até 5 anos depois da data da transação do golpe. 

Banco do Brasil

De acordo com o banco, antes de qualquer movimentação bancária o cliente é notificado por SMS ou WhatsApp. Além disso, a instituição utiliza tecnologias para detectar transações não compatíveis com o cliente e evita aquelas que são suspeitas. Nos casos em que o cliente for vítima, o recomendado é entrar em contato com a central de atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-7290001 (demais localidades). Todas as contestações têm um prazo de resposta de até 15 dias depois do ocorrido. 

Itaú

A instituição indica procurar um banco imediatamente após o roubo para bloqueio temporário de senhas, produtos ou serviços. Os telefones do banco são 4004-4828 (regiões metropolitanas) ou 0800-9704828. Por fim, em caso de suspeita de golpe, é possível falar com o banco também pelo e-mail inspetoria@itau-unibanco.com.br. O prazo de resposta é de até três dias. 

Bradesco 

Caso perceba alguma movimentação estranha é necessário contestar a transação direto em uma agência física, levando um relato por escrito e o  boletim de ocorrência. A instituição tem até dez dias úteis para resposta. A devolução dos valores contestados acontece depois de avaliação sobre o caso. 

Santander

As vítimas devem entrar em contato com a Central de Atendimento do Santander, pelo telefone 4004-3535, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, além do SAC, no 0800-7627777. A instituição tem até dois dias úteis em casos de fraude. O banco disponibiliza para os seus clientes um seguro que custa a partir de  R$ 9,90. 

E aí, o que achou das dicas? É sempre importante se manter atualizado sobre todas as possibilidades de segurança para o seu dinheiro! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho no Blog da VP. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira.  

Ainda não conhece a VP? Somos uma plataforma onde vale a pena pagar os seus impostos e contas! Aqui você pode parcelar todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Não perca tempo, deixe seu orçamento em dia sem passar dor de cabeça!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!