Vamos Parcelar

Golpe no saque extraordinário do FGTS: saiba como funciona

Fraude é aplicada por criminosos que utilizam dados vazados para acessar a conta dos trabalhadores.
2 min. de leitura
Atualizado em 13 jun 22
Acesso rápido

O saque extraordinário do FGTS está em vigor desde abril deste ano e contempla cerca de 42 milhões de brasileiros. Com pagamento previsto para até o dia 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, o valor limite para saque é de até R$ 1 mil, considerando a soma de todos os saldos disponíveis na conta do Fundo de Garantia do cidadão. 

Contudo, ao consultar o saldo do FGTS, muitas pessoas acabam sendo surpreendidas ao perceberem que foram vítimas de um golpe. Dessa forma, separamos neste artigo algumas informações sobre como essa fraude funciona e as formas de se proteger contra ela. Confira! 

Como funciona o golpe no FGTS? 

O golpe no saque extraordinário do FGTS é aplicado a partir de dados vazados das vítimas na internet. O benefício é transferido da conta do Fundo de Garantia para o aplicativo Caixa Tem, onde o trabalhador movimenta o seu dinheiro. Diante disso, para aplicar o golpe,  basta os criminosos acessarem o app com os dados do trabalhador ou continuar o cadastro daqueles que ainda não tem o serviço. 

Dessa forma, como não é necessário ir até uma agência bancária para realizar transações na conta. Com dados como CPF e RG, os golpistas entram no aplicativo e sacam o FGTS antes do verdadeiro dono da conta. Portanto, quando o beneficiário acessa o serviço para sacar o dinheiro, encontra sua conta zerada. 

Como se proteger desse tipo de golpe? 

Para que muitas pessoas evitem cair neste tipo de golpe, é recomendado desconfiar de links compartilhados na internet que solicitem dados como CPF e RG. Além disso, sites que oferecem descontos imperdíveis ou mensagens fornecendo brindes precisam ser verificados por meio dos canais oficiais. 

Ademais, a Caixa Econômica não envia mensagens relacionadas ao saque extraordinário do FGTS solicitando senha, dados ou informações pessoais. A instituição financeira comunicou também que não envia links ou pede informações via WhatsApp, e-mail ou SMS solicitando a confirmação do dispositivo. Portanto, é uma tentativa de golpe qualquer ação com essas características.

Caí no golpe, e agora? 

Infelizmente, esse tipo de fraude vem acontecendo com bastante frequência e não é um tipo de golpe desconhecido pela população. Contudo, algumas medidas devem ser tomadas caso o beneficiário seja uma das vítimas, afinal, estamos falando de uma boa quantia em dinheiro. 

Portanto, caso o dinheiro tenha sido roubado da conta da Caixa Tem, o cidadão precisa obter evidências de que o saque não foi realizado por ele. Diante disso, é orientado fazer capturas de tela do dispositivo que confirme as divergências na conta, além do extrato bancário e dados cadastrais. A seguir, o beneficiário deve procurar uma agência da Caixa Econômica para que todas as medidas possam ser tomadas. 

Por fim, é recomendado que ao acessar o aplicativo do banco, o usuário verifique se os dados cadastrais estão corretos. E caso não tenha sido realizado o cadastro no app, é importante que seja feito o mais rápido possível para evitar pequenas brechas. Afinal, é a partir desse detalhe que os criminosos estão conseguindo aplicar o golpe no saque extraordinário do FGTS. 

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre esse golpe e como evitá-lo? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Se ainda não conhece a VP, não perca tempo! Aqui você parcela todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Pague seus impostos sem dor de cabeça!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!