Vamos Parcelar

Imóvel pronto ou na planta, qual a melhor opção? 

Saiba qual é a melhor opção de compra na hora de adquirir a sua casa própria.
2 min. de leitura
Atualizado em 03 maio 22
Acesso rápido

Se você pretende adquirir um imóvel, já deve ter se questionado se compensa mais comprar a propriedade pronta ou na planta. Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os compradores, já que ambas transações  tem suas vantagens e desvantagens. Pensando nisso, separamos algumas informações que podem te ajudar a escolher a melhor opção para o seu orçamento e necessidade. Confira!

Imóvel na planta 

Antes de adquirir um imóvel na planta, você precisa saber sobre o que se trata. Esse tipo de empreendimento é quando o apartamento ou casa, já está ou entrará em construção. Em alguns casos, a propriedade pode estar sendo finalizada ou ainda em fase de planejamento. 

Vantagens

A principal vantagem em adquirir um imóvel na planta, é a flexibilidade na hora de pagar. Diferente dos imóveis prontos, o valor da entrada pode ser menor e se você já tiver uma quantia guardada, pode fazer o adiantamento das parcelas. E quem sabe, conseguir um possível desconto. 

Além disso, o processo de documentação é menos burocrático. Você terá que lidar apenas com a assinatura que envolve a promessa de compra e venda diretamente com a construtora, sem o envolvimento de terceiros. Por fim, por se tratar de um imóvel ainda em construção, você poderá customizar o interior do imóvel da forma que preferir, podendo escolher revestimentos, portas ou até mesmo mudar paredes.

Desvantagens 

Como estamos falando de um imóvel que ainda vai ser construído ou está no processo de construção, é preciso que você tenha bastante paciência. Lidar com obra é complicado e imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Dessa forma, leia com atenção o contrato fornecido pela construtora, e caso ainda esteja inseguro, procure na internet pelo histórico da empresa. 

Imóvel pronto 

O imóvel pronto é aquele já construído, e em sua maioria, que está pronto para morar. Esse empreendimento pode se tratar de uma propriedade antiga, que já foi habitada por pessoas ou nova, mas isso depende do que você está procurando. 

Vantagens 

A principal vantagem em comprar um imóvel pronto é que se você estiver com pressa de se mudar, a residência já vai estar pronta para moradia. Além disso, você poderá visitar vários lugares e escolher aquele que se adeque às suas necessidades. Como por exemplo, disposição dos cômodos e possibilidade de reforma. 

Outro ponto importante é que ao adquirir um imóvel pronto, você estará mais propício a receber um financiamento habitacional. Isso varia de acordo com a sua condição financeira, mas caso consiga um empréstimo, o valor sai de imediato.

Desvantagens

Por se tratar de um imóvel pronto, você pode encontrar alguns problemas no meio do caminho. O principal deles está relacionado a um local que já foi habitado no passado. Algumas residências podem estar com problema na fiação elétrica ou no encanamento, o que pode gerar um custo a mais com reforma. Por isso, antes de assinar o contrato de compra, avalie com cuidado o imóvel para não ter gastos futuros. 

Portanto, garantir o seu imóvel tanto na planta ou já pronto pode ter vantagens e desvantagens. Basta você saber qual a melhor opção que encaixe no seu orçamento e nas suas necessidades. 

Entretanto, caso você já tenha adquirido a sua tão sonhada casa própria e está precisando de ajuda para pagar as contas, não deixe de contar com a VP! Aqui você paga seus impostos em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!