Vamos Parcelar

Imposto de Renda: para onde vai o dinheiro arrecadado?

Você paga o IR todo ano, mas nunca sabe o que é feito com o seu dinheiro? Confira o artigo e esclareça suas dúvidas de uma vez por todas!
2 min. de leitura
Atualizado em 23 maio 22
Acesso rápido

A princípio, todo ano parte da população brasileira precisa declarar e pagar o Imposto de Renda. Esse tributo funciona como um acerto de contas com o Estado e é calculado depois que apurado o seus rendimentos e gastos ao longo do ano anterior. Atualmente, a Receita Federal arrecada bilhões de reais a partir das declarações, e como parte desse dinheiro é seu, talvez seja interessante saber o que é feito com ele. 

De acordo com o Ministério da Economia, este ano o governo estima arrecadar cerca de R$ 595,6 bilhões via Imposto de Renda. A quantia chega a ser maior do que todas as riquezas produzidas em alguns estados brasileiros em um ano, como o Paraná, por exemplo. Então, se você faz parte do grupo que precisa fazer a declaração, esse é um bom momento para entender o que o governo faz com o seu dinheiro. Afinal, para onde vai essa grana? Confira o artigo e descubra!  

Com quem fica o Imposto de Renda?

Antes de tudo, é preciso explicar que o dinheiro arrecadado tem vários destinos. Segundo o Ministério da Economia, a distribuição do valor do imposto é feita de acordo com o texto inconstitucional e segue o seguinte percurso: 

  • 50% para a União;
  • 21,5% para o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE);
  • 25,5% para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM);
  • 3% para a aplicação em programas de financiamento ao setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

E a transparência?

A Constituição Federal explicita que tanto a União quanto os estados e os municípios devem obrigatoriamente divulgar o valor total que receberam do Imposto de Renda. Essa prestação de contas deve ser feita até o mês seguinte ao da arrecadação. Em outras palavras, a partir do fim de maio até o fim de junho os entes da Federação, ou seja, estados e municípios, receberão a quantia e deverão anunciar quanto foi. 

Como esse dinheiro é gasto?

De acordo com o Ministério da Economia, não há nada muito específico quanto ao gasto dos recursos do IR, ou seja, ele pode ser usado livremente. Parte desse dinheiro distribuído financia diversos segmentos do país como a área da saúde e da educação, por exemplo. Por fim, algumas políticas públicas e projetos sociais também recebem investimentos vindos desse dinheiro.

Especialistas afirmam que, apesar da liberdade, a forma como o IR é gasto deve trazer benefícios aos contribuintes, ou seja, aqueles que pagaram o imposto, além de manter a estrutura governamental do país. Já os dados da Câmara Federal informam que a União precisa aplicar 18% da receita dos impostos em Educação e os Estados e municípios precisam investir 25% também nessa área. 

E aí, achou as informações relevantes? É sempre importante se manter informado sobre para onde está indo e o que está sendo feito com o seu dinheiro, né? Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho no Blog da VP. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira.  

Ainda não conhece a VP? Somos uma plataforma onde vale a pena pagar os seus impostos e contas! Aqui você pode parcelar todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Não perca tempo, deixe seu orçamento em dia sem passar dor de cabeça!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!