Vamos Parcelar

Inflação: o que é e como ela afeta o seu bolso?

Tire todas as dúvidas sobre esse termo e como ele impacta o seu planejamento financeiro. Confira!
2 min. de leitura
Acesso rápido

Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o termo inflação. Seja nas páginas dos jornais ou noticiários da TV, esse é um tema bastante discutido por especialistas pois interfere diretamente na economia do país. E, consequentemente, afeta o seu poder de compra como consumidor. 

Dessa forma, separamos as informações mais importantes sobre a inflação e como ela está presente no seu dia a dia. Afinal, entender sobre o assunto é fundamental para ter mais controle sobre a sua vida financeira. Vamos lá?! 

O que é inflação? 

Nada mais é do que o crescimento generalizado de preços de bens e serviços. Logo, a inflação significa o aumento do seu custo de vida e redução do poder aquisitivo. Por exemplo, você foi ao supermercado e comprou 1kg de carne por R$ 15,00. No próximo mês, esse mesmo produto vai estar valendo R$ 25,00. Isso é inflação. 

Não só os produtos de consumo geral como alimentos, carnes e verduras sofrem com esse aumento. Outros itens como aluguel, automóveis e a mensalidade da faculdade também sofrem com esse impacto. Por isso, é importante que você entenda o que é inflação para poder controlar os seus gastos. 

O que causa a inflação? 

Você deve estar se perguntando “o que causa esse aumento nos produtos?”. Bom, o aumento dos índices de inflação pode ser influenciado por diferentes fatores. Eles são, geralmente, causados por dois fatores principais. 

Aumento entre oferta e demanda 

Essa é a causa mais comum de gerar inflação e é bem simples de se entender. Quando há pouca quantidade de certo produto que muitas pessoas querem consumir. O preço desse produto sofre um aumento para tentar equilibrar a oferta com a procura. 

Por exemplo, durante a pandemia, o preço dos computadores sofreu um aumento. Isso se deve pela alta procura pelo objeto, devido às atividades exercidas em home office causadas pela quarentena. Portanto, quanto maior for a procura, maior é a tendência do produto aumentar o seu preço. 

Aumento nos custos da produção 

Esse tipo de inflação está diretamente relacionado ao preço final de um produto. Normalmente, isso acontece devido aos altos custos de produção, impostos, salários ou até dívidas. Todos esses gastos são passados para você, consumidor. Por exemplo, o preço do combustível aumentou devido ao aumento do dólar e do barril de petróleo. Logo, para que você tenha acesso a esse produto nos postos de gasolina, todo um trajeto tem que ser feito. Portanto, você também paga a mais por isso. 

Como a inflação afeta o meu bolso? 

Resumidamente, o seu dinheiro perde valor com a inflação em alta. E, consequentemente, você perde o poder de compra ao longo do tempo. O maior desafio é conseguir economizar ou tentar manter o seu padrão de vida com o aumento dos preços. Geralmente, os valores mudam dependendo de cada categoria, seja na alimentação, combustível ou moradia. Contudo, o seu salário não consegue acompanhar essas mudanças e gera maior impacto no seu bolso. 

Portanto, é preciso que você fique atento quanto ao aumento da inflação para ela não afetar drasticamente o seu planejamento financeiro. Além disso, acompanhe com frequências as notícias sobre economia e saiba quais despesas você pode economizar. Dessa forma, você não será tão atingido assim pela inflação. 

Entretanto, viu que deu uma apertada no final do mês e não vai conseguir pagar aquele boleto? Não se preocupe! Aqui na VP você paga as suas contas em até 24x no cartão de crédito. Não deixe que a inflação complique a sua vida financeira.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!