Vamos Parcelar

IPVA 2022: conheça as mudanças e oportunidades para o estado de São Paulo

Você do estado de São Paulo já está ciente das mudanças no IPVA 2022? Saiba tudo sobre as alterações e como parcelar o imposto de forma simples e fácil!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Todo ano é a mesma coisa. Quando janeiro se aproxima alguns proprietários de veículos começam a ficar preocupados e nervosos sem saber como vão pagar o IPVA. Mesmo estando ciente que o imposto é cobrado no início do ano, uma grande parcela não se organiza com antecedência para quitar o débito. E, dessa forma fica sujeito a começar um novo ciclo com uma dívida que, quando aberta, só tende a aumentar cada dia mais.

Para se ter uma ideia de como essa falta de planejamento é mais comum do que o imaginado, de acordo com informação divulgada em outubro pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), cerca de 1 milhão de proprietários estavam com o IPVA atrasado no estado. Ou seja, os donos desses veículos devem juntos, R $936.863.029,73.

Porque tenho que quitar o IPVA?

Quem deixa de pagar o IPVA pode ter inúmeras dores de cabeça. Para começar, ao não honrar com o compromisso de quitar o imposto, o proprietário do veículo estará sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Além disso, após 60 dias, o débito passa a ter um percentual fixado em 20% do valor do imposto.

Em seguida, se a dívida permanecer em aberto, o débito será inscrito na Dívida Ativa e, consequentemente, passará a 40% do valor do imposto, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual. Outra informação que deve ser ressaltada é que quem não está com IPVA em dia não consegue licenciar um veículo. Sem o licenciamento, tanto automóveis quanto motocicletas podem ser apreendidos. No momento da apreensão será cobrada uma multa no valor de R $293,47 e aplicado sete pontos na CNH. Deu para perceber que tudo acaba virando uma bola de neve cada vez maior?

Leia mais: IPVA 2022: Confira o calendário dos estados com as respectivas datas de vencimento

Alteração na PL

No fim de 2021 o estado de São Paulo anunciou uma novidade que promete facilitar a vida dos inadimplentes do imposto. No dia 11 de dezembro, o Governador João Doria anunciou um Projeto de Lei que aumentava de três para cinco, a quantidade máxima de parcelas (cotas) em SP. A medida tem como objetivo alcançar o maior número de pessoas e ao mesmo tempo fornecer mais prazo e uma melhor condição de pagamento do IPVA.

Outro ponto positivo dessa proposta é que ela estende a isenção do imposto para PCDs (pessoas com deficiência) a autistas. Incluindo todos que possuem um grau moderado, grave ou gravíssimo, ou com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima. Este Projeto de Lei foi encaminhado para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e aprovado pelos deputados no dia 15 de dezembro. No entanto, só começa a vigorar em 2 de janeiro deste ano.

A expectativa é que neste ano o imposto fique em média 30% mais caro em comparação ao ano anterior no estado de São Paulo. Isto porque houve uma expressiva valorização dos automóveis novos e usados em 2021 em todo o Brasil. E  como o IPVA é baseado no valor do veículo, logo teve um aumento inevitável.

Venha para a VP!

Mas se essa nova forma de pagamento do imposto não encaixa no seu orçamento, temos uma solução que vai facilitar bastante sua vida. Que tal realizar o parcelamento do seu IPVA 2022 em até 18x, através da plataforma da Vamos Parcelar? É muito simples! 

Primeiramente, basta informar um e-mail, placa e Renavam do veículo. Em seguida, aparecerá o valor da cota única vigente e também todos os seus débitos em aberto, incluindo IPVA, licenciamento, multas etc, caso haja algum. Logo após você pode selecionar quais deseja quitar e a quantidade de parcelas. E, por último, é só adicionar os dados do seu cartão. Pronto!  Em até 72 horas sua dívida será liquidada.

Traga os seus impostos e débitos veiculares para a Vamos Parcelar e pague em até 24x no cartão de crédito. Aqui você conta com uma jornada unificada, pagamentos em um só cartão e muito mais!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!