Vamos Parcelar

IPVA: posso pagar atrasado?

Perdeu a data do pagamento do seu IPVA e agora não sabe como proceder? Clique e saiba mais!
2 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

O começo do ano é sempre cheio de obrigações financeiras, principalmente quando o assunto é pagamento de impostos. Por isso, é normal que você acabe priorizando uma ou outra conta e esqueça de colocar em dia o seu IPVA. Entretanto, quando o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor estiver atrasado, este pode gerar alguns encargos que acabam encarecendo ainda mais o tributo. 

Por isso, é importante que você regularize a situação do seu veículo para evitar futuras complicações. Dessa forma, separamos algumas informações que vão te ajudar a colocar o débito do seu automóvel em dia e evitar que seu direito de dirigir seja restrito. Vamos lá? 

Qual a importância de pagar o IPVA em dia? 

Recolhido anualmente, o IPVA é um encargo estadual obrigatório que será cobrado caso você possua algum veículo em seu nome. O valor de cada parcela e sua data de validade varia de acordo com cada estado. Portanto, é preciso que você consulte o site do Detran da unidade federativa que reside para saber essas informações. 

Dito isso, ao deixar de pagar este imposto você fica impedido de fazer o licenciamento, o que é considerado uma infração de trânsito. Logo, você pode perder pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação, receber multa, e em alguns casos, o seu veículo pode ser apreendido. Dessa forma, para evitar este tipo de transtorno, é de suma importância que você regularize o seu IPVA. 

É permitido andar com o IPVA vencido? 

Sim, circular com o IPVA vencido não é considerado uma infração de trânsito e não gera pontos na sua carteira de habilitação. Por outro lado, não pagar este tributo impossibilita que seja feito o licenciamento anual do veículo. Este documento é de porte obrigatório e é o que permite que você circule legalmente pelo país. Portanto, caso não for regularizado, o seu veículo pode ser apreendido. 

Meu veículo foi apreendido, e agora? 

Caso você seja parado numa blitz e o seu veículo seja apreendido pela ausência do licenciamento anual atualizado, algumas providências terão que ser tomadas.  Além de pagar o valor dos impostos, você terá que arcar com multas e taxas para retirar o seu veículo do pátio do Departamento Estadual de Trânsito. 

Vale lembrar que o seu automóvel não pode ser apreendido por falta de pagamento do IPVA. Se isso acontecer, configura-se como abuso de poder policial e você poderá levar o caso para a justiça. 

Como pagar o IPVA atrasado? 

É bem simples, basta acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado e emitir a nova guia com a correção dos juros. Para isso, não se esqueça de estar com o número da placa e RENAVAM em mãos. O pagamento do seu IPVA pode ser realizado em bancos credenciados, casas lotéricas e em uma unidade de atendimento da Secretaria da Fazenda. 

Entretanto, nem todos os estados permitem parcelar o IPVA em atraso. Para isso, não deixe de contar com a VP! Aqui você parcela seus impostos e contas em 24x no cartão de crédito. 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!