Vamos Parcelar

O boleto bancário vai acabar?

Será que esse método de pagamento tão popular está mesmo perto do fim? Descubra aqui!
2 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Com o surgimento do Pix e o crescimento de inúmeras plataformas de contas digitais muitas pessoas começaram a se perguntar se o pagamento via boleto bancário chegaria ao fim. Embora essa nova forma de fazer transferências tenha se popularizado, não podemos simplesmente excluir e decretar o fim de um serviço que ainda segue pelo Brasil afora. Mas calma, antes de entrar nesse assunto polêmico, vem entender um pouco mais sobre esse queridinho dos brasileiros.

Criado nos anos 1980, o boleto bancário é um método de pagamento popular e presente apenas no Brasil. O formato atual com a presença do código de barras foi implementado em 1993 após instrução normativa do Banco Central. E graças a essa inclusão, muitas contas começaram a ser quitadas online, o que sem dúvida, acabou impulsionando a economia digital.

Popularidade do boleto

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 75% dos consumidores brasileiros apontaram o boleto como a melhor opção de cobrança. Além disso, segundo informações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), anualmente são pagos cerca de 6 bilhões de boletos bancários. O que é algo surpreendente levando em conta as inúmeras formas de pagamentos existentes.

Mas vale ressaltar que o boleto como conhecemos hoje é um meio de pagamento que já existe há quatro décadas. Apesar do Pix fazer transações mais rápidas, o boleto ainda é muito utilizado no Brasil e tem a preferência por parte de quem paga e recebe.

Mas afinal, o boleto vai sumir?

Bem, antes de responder essa pergunta é preciso levar em conta algumas informações. Primeiramente, existem muitos pagadores de boletos que ainda não estão inseridos no meio digital. E de acordo com os dados levantados pelo Instituto Locomotiva, a cada 10 brasileiros com mais de 18 anos, 4 não possuem contas em bancos. Ou seja, para eles, pagar suas contas através do boleto acaba sendo a única opção.

Então, respondendo ao questionamento acima, de acordo com os especialistas o mais provável é que com o tempo essa forma de pagamento caia em desuso. Porém, não sairá completamente de circulação. Ao que tudo indica, ele seguirá o mesmo exemplo do talão de cheques que mesmo com o passar dos anos segue firme e forte.

Vantagens

Fazer uso do boleto é benéfico tanto para quem emite quanto para quem paga. Primeiro que inúmeras empresas, sejam elas de vendas de produtos ou serviços, podem aderir a essa forma de pagamento através de poucos cliques. Já o comprador dispõe de comodidade e segurança, pois na maioria das vezes não precisará fornecer seus dados pessoais. Além disso, pode solicitar que outra pessoa efetue o pagamento e o melhor de tudo, pode pagar em vários lugares. Não importa se eles são físicos, como por exemplo, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou digitais como o celular ou internet banking.

Então, conseguiu perceber a importância desse meio de pagamento considerado “cringe” pela geração Z que ainda não tem dívidas para pagar? Brincadeiras à parte, nós da Vamos Parcelar valorizamos esse método de quitar contas. E, para facilitar ainda mais sua vida, parcelamos qualquer boleto em até 24x.

Além disso, aprimoramos constantemente nossa plataforma para proporcionar uma jornada unificada e segura para todos os nossos clientes. Se ainda não conhece a VP, acesse nosso site e venha entender porque aqui é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!