Vamos Parcelar

O que é DNI? Entenda tudo sobre o Documento Nacional de Identidade

Confira todas as informações sobre o novo documento unificado que promete diminuir a burocracia!
2 min. de leitura
Atualizado em 07 mar 22
Acesso rápido

Você com certeza já ficou horas procurando um documento, ou então, já teve uma pasta cheia de papéis cuja finalidade é desconhecida. Mas para facilitar sua vida, o Governo Federal anunciou recentemente a criação do  Documento Nacional de Identidade (DNI). Nessa plataforma digital será possível reunir RG, CNH e CPF, por exemplo.

Além de um facilitador, toda essa digitalização é uma tendência. Hoje em dia, já é possível acessar diversos documentos de forma online. Entretanto, a principal intenção é realmente colocar tudo em um só lugar e agilizar processos burocráticos que exigem muita papelada.

Então, continue lendo e descubra tudo sobre essa unificação que vai facilitar muito sua vida!

Como vai funcionar o DNI?

O DNI, vai operar por meio de um aplicativo de celular. O app estará disponível tanto no sistema operacional iOS, quanto nas plataformas Android. Ao entrar pela primeira vez, você deverá criar uma senha de seis dígitos para garantir o acesso pessoal às informações. Além disso, será possível vincular o login à biometria do seu aparelho, seja impressão digital ou reconhecimento facial. 

O cadastro no sistema vai gerar uma sequência única de nove dígitos para cada usuário, essa identificação não altera ou substitui os números de qualquer outro documento. Por fim, também haverá um sistema de controle de acessos, cada vez que você usar o DNI um QR Code será criado para identificar data e horário da conexão.

Quais documentos estarão no DNI?

Além dos mais comuns já citados, como CNH, RG, CPF e Carteira de Trabalho, o cadastro na nova identidade também será compatível com o Título de Eleitor, NIS, PIS e PASEP. Outra função interessante vai ser a de, mediante comprovação, adicionar dados médicos relativos a doenças, medicamentos, síndromes e até tipo sanguíneo.

Como fazer o cadastro?

O novo Documento Nacional de Identidade ainda não está disponível. Entretanto, já é possível adiantar alguns processos antes do lançamento. Todo o cadastro irá funcionar em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), logo, será necessário estar no cadastro biométrico da Justiça Eleitoral.

Portanto, se você ainda não possui biometria no seu Título de Eleitor, é interessante comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mais próximo e atualizar seus dados. Dessa forma, quando o aplicativo ficar disponível para toda a população, você já estará pronto para se cadastrar.

Quando o serviço estará disponível?

As primeiras permissões estão previstas para acontecerem em março de 2022 e o lançamento nacional em 2023. Na primeira etapa, alguns estados serão contemplados, e no decorrer dos testes, outras regiões podem receber acesso a documentação.

Então, curtiu a novidade? Esse aplicativo realmente promete facilitar a vida de todos. Para encontrar mais conteúdos informativos como esse, acesse o blog da Vamos Parcelar. Se ainda não conhece a VP, confira nosso site e venha entender porque aqui é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

  • Este artigo está sendo atualizado frequentemente, por isso, as datas podem variar.
Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!