Vamos Parcelar

Pagamento por aproximação: se proteja de golpes

Basta 4 centímetros de distância para que a transação seja efetuada, por isso, todo cuidado é pouco. Confira 4 dicas para se proteger de fraudes com esse método!
3 min. de leitura
Atualizado em 09 jun 22
Acesso rápido

A busca por facilidade e agilidade no dia a dia fez com que as formas de pagamento evoluíssem. Atualmente o método de pagamento por aproximação com cartão de crédito é o queridinho dos brasileiros e tem se tornado cada vez mais popular. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 a adesão do procedimento teve um aumento de 384%  entre os usuários de cartão. Ainda segundo a pesquisa, a cada quatro compras feitas no Brasil, pelo menos uma delas é paga dessa forma.  

A princípio a tecnologia, que também é conhecida como contactless, surgiu para favorecer as transações financeiras de clientes e comerciantes. No entanto, o método acabou fazendo sucesso também entre os golpistas, afinal, não é mais preciso de senhas ou qualquer outro tipo de identificação para que os pagamentos sejam feitos. 

Nesse sentido, apesar da alta aderência e diversos pontos positivos, muitos usuários ainda têm dúvidas a respeito da segurança e de como evitar fraudes com esse tipo de pagamento. Então, para te ajudar nessa, vamos te mostrar 4 dicas de como proteger o seu dinheiro. Confira!

O que é Pagamento por aproximação?

Antes de tudo vamos ao conceito. O contactless, em outras palavras, pagamento por proximidade, é aquele método de pagamento sem contato, ou seja, não há a necessidade de inserir o cartão na maquininha. Para que isso aconteça, o cartão, que pode ser de crédito ou débito, precisa ter um chip de comunicação sem fio. 

O Pagamento por aproximação é seguro? 

De antemão, apesar do aumento de fraudes, a tecnologia do contactless é segura! Atualmente existem muitas camadas de segurança para proteger as transações com cartão de crédito. Além disso, depois que os golpes ficaram mais recorrentes as instituições financeiras criaram algumas limitações, como por exemplo, um limite de cinco compras de até R$ 200 por dia. 

Por fim, as empresas responsáveis pelos cartões costumam usar sistemas de inteligência artificial para detectar golpes e atividades suspeitas para, a partir disso, interromper as transações. 

Como se proteger de golpes? 

Mesmo com os diversos programas de proteção automática, ninguém está imune a golpes e todo cuidado é pouco. Em outras palavras, você também deve fazer a sua parte, por isso, vamos te mostrar algumas dicas de como se proteger a seguir: 

1. Bloqueio RFID

Esse dispositivo usado em capas próprias para cartões ou até em carteiras bloqueiam qualquer onda de sinal que entre em contato com o objeto e o pagamento só é efetuado depois que o dono retira o cartão da capa para uso. As capas podem ser encontradas no Amazon ou no Mercado Livre, por exemplo. 

2. Atenção na transação

Primeiramente, o objetivo do pagamento por aproximação é ter um maior controle do seu cartão, ou seja, mantenha o cartão sempre em mão e evite entregá-lo para que outra pessoa conclua a transação. 

3. Fique de olho no seu extrato 

Sempre que possível acesse o aplicativo da sua conta para verificar a situação do extrato, desse modo você terá mais facilidade para identificar qualquer movimentação ou atividade suspeita. Além disso, uma outra opção para ficar em alerta é ativar as notificações do app do banco para que você receba um sinal depois que qualquer pagamento seja efetuado. 

4. Aproxime somente na hora certa

Os pagamentos são feitos em até 4 centímetros de distância entre o cartão e a maquininha, ou seja, mantenha o cartão afastado até o momento da transação. Além disso, nunca se esqueça de conferir o valor que está sendo cobrado e evite aproximar o cartão caso a quantia não apareça na tela. 

E aí, agora que você está por dentro do assunto dá para por todas as dicas em prática, né? Quando se trata de dinheiro, qualquer cuidado é pouco! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho no Blog da VP. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira.  

Ainda não conhece a VP? Somos uma plataforma onde vale a pena pagar os seus impostos e contas! Aqui você pode parcelar todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado. Quer começar a investir mas está com o orçamento apertado? Não perca tempo, desafogue suas contas aqui na VP e dê o primeiro passo rumo aos investimentos!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!