Vamos Parcelar

Perfil de investidor: o que é e quais tipos existem?

Tire todas as dúvidas sobre os tipos de investidores no mercado financeiro. Clique e saiba mais!
2 min. de leitura
Atualizado em 19 abr 22
Acesso rápido

Se você deseja investir em alguma aplicação que renda bons juros, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o perfil de investidor. Esse é o primeiro passo para evitar aplicações que estejam sujeitas a altos riscos e que não correspondam aos seus objetivos financeiros. Diante disso, separamos neste artigo algumas informações que podem te ajudar a compreender melhor o que é esse perfil e quais são os seus tipos. Confira! 

O que é perfil de investidor? 

Também conhecido como suitability, é uma análise feita de forma online que tem como objetivo identificar quais são suas preferências em relação ao investimento. A partir desse estudo, são coletadas informações para entender como você lidaria com investimentos de alto risco, por exemplo. 

Além disso, essa classificação é uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que regulariza todo o universo de investimentos. Por isso, quando você for investir em alguma aplicação, a instituição financeira precisa fazer a análise do seu perfil de investidor. Dessa forma, ela saberá te indicar o melhor produto que se adequa ao seu perfil. 

Como é feita a análise de perfil? 

A partir de um questionário disponível na internet em sites como o UOL, você responderá de 9 a 10 perguntas sobre a sua tolerância diante de riscos. Por exemplo, o que você faria se suas ações caíssem 20%? É a partir dessas situações que o seu perfil de investidor será montado. Conforme o resultado, a instituição financeira irá te classificar como conservador, moderado e arrojado ou agressivo.  

Quais são os perfis de investidor? 

Cada perfil possui um tipo de característica que o identifica como um investidor que está disposto a correr grandes ou pequenos riscos. Dessa forma, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) definiu os três principais tipos mais comuns nas instituições financeiras. Confira abaixo. 

Conservador 

Se você prioriza a segurança acima de tudo, o seu perfil de investidor é o conservador. Na maioria das vezes, você vai preferir investir em produtos que oferecem nenhum ou baixo risco, mesmo que isso demande um longo prazo. As aplicações mais tradicionais, como a Poupança, CDBs e Tesouro Direto, são alguns dos investimentos populares nesta categoria. 

Moderado 

Entretanto, se você estiver disposto a abrir mão de uma parte da segurança para ter uma rentabilidade maior, o seu perfil é moderado. Nesta classificação, como investidor, você já possui certo tipo de conhecimento sobre investimento para correr riscos e aumentar o seu patrimônio. Portanto, investir em rendas fixas e fundos multimercados é uma característica deste grupo. 

Arrojado ou Agressivo 

Por último, o perfil arrojado é para você que está disposto a correr riscos para aumentar ainda mais a sua rentabilidade. Neste tipo de perfil de investidor, você está propenso a ganhar ou perder muito dinheiro na mesma velocidade. Por isso, é preciso ter um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado financeiro e um patrimônio maior, para ressarcir alguma perda. 

Portanto, conheça todos os perfis e faça um teste para descobrir aquele que encaixa com os seus objetivos. Porém, se estiver precisando de ajuda para quitar as dívidas e começar a investir, é só contar com a VP! Aqui você parcela seus impostos e contas em até 24x no cartão de crédito. 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!