Vamos Parcelar

Phishing: o que é e como evitar?

Conhece alguém que já caiu em um golpe na internet? Saiba aqui como um deles funciona e aprenda a se precaver!
3 min. de leitura
Atualizado em 03 jun 22
Acesso rápido

Os golpes online estão cada vez mais comuns e elaborados. Entretanto, eles não vêm de agora, o Phishing, por exemplo, é datado do fim da década de 90. Ou seja, ao longo do tempo, eles só evoluem e ficam mais perigosos aos usuários da rede mundial de computadores.

Com isso, é preciso que você esteja com a atenção multiplicada por mil. As tentativas de tomar dados ocorrem das mais variadas formas. Além disso, hoje em dia, tudo tem muito valor na internet. Enquanto antigamente os criminosos tentavam roubar só dinheiro, atualmente todos os dados interessam a esses fraudadores.

Então, veja abaixo como funciona o Phishing e o que você deve fazer para se prevenir desse e de outros golpes online!

O que é?

O termo é uma clara referência a palavra em inglês: fishing (pescaria). Assim, já é possível ter uma noção básica de como esse golpe funciona. É literalmente uma tentativa de pescar, fisgar a pessoa e roubar seus dados. Os criminosos conseguem tirar proveito de qualquer informação da vítima, seja conta bancária para roubar diretamente dinheiro, até acesso às redes sociais para extorquir ou se passar pela pessoa.

Na prática, esse crime começa com o disparo de e-mails se passando por empresas, organizações ou pessoas conhecidas. Essas mensagens possuem links falsos que enviam para páginas que imitam os sites reais. Dessa forma, eles solicitam os dados, e caso a pessoa não perceba que se trata de uma fraude, pronto os golpistas conseguiram seus dados.

Phishing de contas bancárias

Nessa modalidade, os golpistas enviam e-mails se passando pelas instituições financeiras. Eles tentam convencer a vítima de que há algum problema em sua conta. Então, ao ser direcionado para o site falso, eles solicitam agência, conta e senha de acesso. Em posse desses dados os criminosos conseguem movimentar valores se passando por essa pessoa.

Phishing de redes sociais

Outro foco dos ataques são as redes sociais, a operação ocorre da mesma maneira, é feita uma tentativa de roubar o acesso à conta por meio de mensagens e páginas falsas. Contudo, após conseguirem invadir o perfil, os criminosos podem ir por dois caminhos: se passam pela pessoa para pedir dinheiro ou extorquem o usuário para devolver o login.

Phishing de dados

Por fim, outra categoria desse crime é o roubo de informações pessoais. Nesse caso, a intenção é conseguir dados específicos das pessoas, como números de documentos e nome completo. Ou seja, com isso os golpistas conseguem vender esses materiais ou utilizá-los para criar contas ou assinar serviços se passando por essas vítimas.

Como evitar?

Você já entendeu como o golpe ocorre. Agora, é importante saber como se precaver dele. O principal é estar sempre muito atento. Os criminosos vão atacar de todas as formas. Então, aí vai uma lista de cuidados a se tomar para evitar essa situação:

  • Portanto, não abra e-mails como remetentes desconhecidos;
  • Além disso, pesquise os canais oficiais das empresas e só aceite contato vindo deles;
  • Contudo, nunca clique em um link que vier de um e-mail, a menos que você tenha certeza da segurança desse contato;
  • Ademais, habilite a confirmação em duas etapas de todas as contas que você puder;
  • Por fim, só informe dados cadastrais caso você tenha certeza que está em um canal oficial.

E falando em segurança na web, queremos mostrar a “pescaria” do bem e te fisgar para um pagamento garantido sem preocupações. Para isso, conheça a VP! Aqui você parcela suas contas em até 24x e seus impostos em até 18x no cartão de crédito.

Quer aprender mais sobre tudo que envolve finanças, proteção online e atualidades? Não deixe de ficar de olho no Blog da VP. Aqui você fica informado e ainda entende porque a nossa plataforma pode dar revolucionar a sua maneira de pagar contas.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!