Vamos Parcelar

4 dicas para economizar na conta de água 

Seus hábitos podem influenciar no valor do boleto no fim do mês. Confira como reduzir o gasto de água e ajudar o bolso!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Está cada dia mais desafiador pagar as contas básicas de casa como a de água, por exemplo. Eventualmente levamos um susto ao ver o valor da dívida no fim do mês. Por ser um gasto essencial, é indispensável que se pague o boleto no dia certo para evitar cortes indesejados. Várias atividades do nosso cotidiano dependem da água potável, como tomar banho, fazer comida e lavar roupa. Por vezes a conta vem cara por esses motivos. A boa notícia é que tem como economizar!

A água é uma matéria prima finita e pode acabar em qualquer momento da vida humana na terra. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 2,2 bilhões de pessoas no mundo já não têm acesso à água em condições adequadas para o uso. Segundo a pesquisa, 26 países já passam pelo problema de escassez e a previsão é de que até 2025 essa adversidade afete cerca 52 países. Reduzir o consumo é positivo de diversas formas: ao mesmo tempo que você economiza na conta, você também garante a manutenção desse recurso hídrico. 

Para ajudar nessa missão, listamos 4 dicas de como economizar água para colaborar com o seu bolso e com o planeta. Confira!

Vazamentos são grandes vilões 

Os vazamentos fazem com que o dinheiro vá por água abaixo. Antes de mais nada, é preciso explicar que nem sempre eles são aparentes, ou seja, é importante estar muito atento. Pode acontecer de surgir manchas de mofo na parede, mas às vezes a desconfiança só aparece ao verificar o hidrômetro ou um aumento repentino na conta de água. Nesse sentido, o ideal é ficar de olho nos encanamentos, nas paredes, chão e até no teto diariamente para perceber qualquer mínimo sinal. 

Feche a torneira

Mantenha o registro fechado ao lavar a mão, escovar os dentes e lavar o rosto. Só abra a torneira na hora de tirar o sabão ou a pasta de dente, depois que já tiver feito o procedimento completo. Desse modo, a economia pode chegar a 12 litros em casas e 80 litros em apartamentos. Por fim, verifique também se a torneira foi bem fechada para evitar que ela fique pingando. Ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados por conta de registros mal fechados. 

Reaproveite a água

Há várias formas de reaproveitamento, por exemplo armazenando água da chuva ou reutilizando aquela que foi usada para lavar roupas. Deixou a roupa de molho ou utilizou um tanquinho para bater as peças? Esse líquido não precisa ser jogado fora! Depois que o processo chegar ao fim, você pode reutilizá-lo lavando garagens, banheiros e carros. No caso da água da chuva, é possível comprar recipientes apropriados para essa coleta. Na internet, barris de captação de 80 a 240 litros são encontrados por um valor médio de R$ 100 a R$ 250 reais. 

Tome banhos rápidos 

Por vezes as pessoas usam o banho como um momento para relaxar, porém, a cada 15 minutos, 135 litros de água vão embora pelo ralo. Portanto, o ideal é tomar banhos rápidos, com tempo suficiente somente para fazer a higienização do corpo. Em outras palavras, não se deve relaxar debaixo da água.  Além disso, deixe o chuveiro aberto somente nos momentos de enxágue. Por fim, uma outra alternativa para economizar dinheiro e água é toma-los gelados em épocas de calor. 

E aí, aprendeu como reduzir o valor da fatura? Seguindo esses passos você ajuda o planeta e dá aquela aliviada no boleto no fim do mês.  Entretanto, se ainda assim a conta veio alta e o orçamento ficou apertado, a VP pode te ajudar! Aqui você pode quitar sua dívida parcelando-a em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!