Vamos Parcelar

Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS?

Tem algum valor na sua conta do Fundo de Garantia e quer entender se você pode sacar esse dinheiro? Clique aqui e descubra!
2 min. de leitura
Atualizado em 29 abr 22
Acesso rápido

Já imaginou receber até R$1.000,00 que estavam guardados e você mal sabia? Pode ser o seu caso em relação aos saques do FGTS permitidos para o ano de 2022. Essa Medida Provisória veio do Governo Federal e visa atingir até 40 milhões de brasileiros.

As liberações dos valores iniciaram no dia 20 de abril e vão até 15 de junho. Esses saques fazem parte do programa Renda e Oportunidade, projeto que tem como intuito minimizar os impactos da crise e da pandemia para as famílias brasileiras.

Agora, descubra abaixo se você tem direito à retirada do montante e como realizar o processo!

Quem pode sacar o FGTS?

De modo geral, qualquer pessoa que possua saldo ativo em sua conta do FGTS. Entretanto, é importante se atentar aos valores. O máximo que pode ser sacado por cidadão são 1 mil reais. Ou seja, quem tem quantia menor, pode retirar o montante por inteiro, quem tem quantia menor fica limitado ao teto estabelecido.

Como consultar sua situação?

Desde o dia 8 de abril, estão disponíveis os canais para consultar os valores. São três opções para os trabalhadores. Você pode baixar o aplicativo do FGTS no seu smartphone, disponível para Android e iOS. Outra opção é entrar no site site do FGTS. Além disso, vocÊ consegue por meio do Banco Online da Caixa.

Como são feitos os saques do FGTS?

As movimentações são feitas pelo aplicativo do Caixa Tem (mesma conta que foi utilizada para gerir o Auxílio Emergencial). Caso prefira, também é possível realizar as ações em uma agência da Caixa. Para quem ainda não tem uma conta, a criação dela ocorre automaticamente no nome de todos que possuem o direito.

O saque não é obrigatório, se preferir, você pode manter o valor guardado. Para isso, basta não movimentar o dinheiro até o dia 15 de dezembro de 2022. Assim, ele voltará automaticamente para sua conta do FGTS.

Calendário de saques

Para acessar o calendário completo dos saques do FGTS, clique aqui.

Então, você já sabe se tem direito ao saque, como realizar os procedimentos. Com isso, pode se organizar e usar o dinheiro da melhor forma. Contudo, se quiser economizar essa grana e mesmo assim pagar os boletos atrasados, conheça a VP! Aqui parcelamos impostos em até 18x e contas em até 24x no cartão de crédito, confira.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!