Vamos Parcelar

Robô do Pix: conheça o golpe que promete dinheiro fácil

Saiba como funciona esse tipo de fraude que tem chamado a atenção das pessoas na internet.
3 min. de leitura
Acesso rápido

Com propagandas vinculadas a imagens de influenciadores digitais, promessa de dinheiro fácil e rápido, o aplicativo denominado “robô do pix” tem aplicado diversos golpes nas redes sociais. Mas você sabe como esse método funciona e qual a forma de se proteger contra ele? Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de fraude e como se prevenir dele. Confira! 

O que é o robô do Pix?

Sendo um termo altamente procurado na internet, o robô do Pix é um site que comercializa um “bot” que promete participar de sorteios de prêmios no Instagram. A página na internet conhecida como robodopix.vip, divulga depoimentos falsos de pessoas que alegam ganhar em torno de R$ 3.000,00 por semana com o serviço, sem fazer nenhum tipo de esforço. 

Além disso, os golpistas utilizam de imagens e vídeos editados com celebridades e influenciadores digitais, sem autorização, para dar mais “credibilidade” à fraude e te induzir a adquirir o serviço. 

Afinal, como funciona o golpe? 

O robô do Pix é um aplicativo que você paga entre 47 a 197 reais para obter o serviço. Essa aquisição pode ser feita mediante a Pix, boleto ou cartão de crédito. Em troca, ele promete realizar comentários em sorteios de transferência via Pix divulgados no Instagram, 24 horas por dia. O “bot” produz de forma automática, sendo assim, capaz de fazer oito mil comentários em apenas um dia. 

Além disso, a página promete marcar apenas contas de pessoas reais e simula interações humanas com o intuito de não ser identificado como fraudador do sorteio. Todo o processo é pensado para você acreditar que o serviço realmente funciona. 

Entretanto, a plataforma promete garantia de sete dias caso o aplicativo não funcione. Quando você adquire o serviço e ele apresenta erros, ao solicitar o estorno do seu dinheiro, a empresa alega que o mesmo não pode ser feito. Portanto, é nessa hora que você percebe que caiu no golpe do robô do Pix.

Como a rede social lida com essa fraude?

Neste momento você deve estar se questionando, “o golpe é aplicado via Instagram e a plataforma não faz nada?” Bom, segundo a própria rede social, quem faz esse tipo de ação pode ter a conta suspensa e perder os seus direitos na rede social. Além disso, qualquer atividade suspeita, seja para fazer uso de aplicativos terceirizados para ganhar seguidores, like ou sorteios, é detectado pela plataforma.

Caí no golpe, e agora?

Se você caiu no golpe do robô do pix, não se preocupe, é possível receber o seu dinheiro de volta. Antes de mais nada, você precisa entrar em contato com a sua instituição financeira e explicar a situação solicitando o estorno. Caso você tenha feito o pagamento do serviço via boleto ou Pix, o procedimento pode ser um pouco mais burocrático. Isso porque o valor sai diretamente da sua conta e a transferência é feita rapidamente. 

Por outro lado, se você tiver realizado o pagamento via cartão de crédito, pode ser um pouco mais fácil de reverter a situação. Basta entrar em contato com a operadora e solicitar o estorno. Sobretudo, se você não conseguir o reembolso, pode estar entrando com uma ação judicial para resolver o problema com a empresa que processou o pagamento. 

Como me prevenir deste tipo de golpe?

A primeira coisa que você deve fazer é dar uma busca na internet e procurar saber se o serviço é realmente confiável. Existem milhares de sites por aí prometendo essa forma “milagrosa” de ganhar dinheiro sem sair de casa. Portanto, é sempre importante você ir atrás de depoimentos de pessoas que fizeram uso dessas plataformas e descobriram que tudo não passava de uma fraude. 

Outro aspecto que tem que ser levado em conta é que a maioria dos sites utilizam o senso de urgência para te fazer contratar o programa. Por isso, desconfie sempre de páginas na internet que colocam contagem regressiva informando que a “promoção” vai expirar em poucas horas. Eles sempre utilizam desse imediatismo para fazer você tomar uma atitude sem pensar e acabar caindo no golpe. 

E aí, curtiu o conteúdo? Mesmo o Pix sendo um serviço que facilita as transações bancárias, é sempre importante ficar com o pé atrás quando algo é “fácil demais” né? Menos aqui na VP, onde você consegue pagar todas as suas contas na nossa plataforma, de uma só vez e evita aquela velha rotina de pagar um boleto por vez! 

Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. E se ainda não conhece a VP, não perca tempo! Aqui você parcela todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!