Vamos Parcelar

Saque Aniversário do FGTS: vale a pena adiantar?

Você sabia que é possível antecipar valores do seu FGTS? Clique aqui e entenda como e se vale a pena fazer isso!
2 min. de leitura
Atualizado em 08 jun 22
Acesso rápido

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) possui desde 2020 a modalidade do Saque Aniversário. Dessa forma, o contribuinte pode anualmente, no mês do seu aniversário, sacar uma parcela do saldo em conta. Contudo, existe uma maneira de adiantar a retirada desse montante.

Entretanto, essa possibilidade de antecipação é um empréstimo. Ou seja, possui suas vantagens, desvantagens, taxas e juros. Dessa forma, é preciso analisar bem a situação para concluir se vale a pena ou não adiantar o Saque Aniversário.

Então, veja abaixo de que maneira ocorre o empréstimo do Saque Aniversário do FGTS e se é benéfico aderir a essa prática.

Saque Aniversário comum

Essa modalidade é uma opção do cidadão, dando a ele a possibilidade sacar parte do seu FGTS uma vez por ano. Todavia, caso você opte por isso, em uma demissão, haverá uma multa de 40% do valor do saldo. Já para quem continua na prática padrão, não há mudanças.

Além disso, é preciso que o trabalhado informe a adesão desse sistema. Assim, até o último mês antes do seu aniversário, é preciso realizar o pedido no aplicativo do FGTS ou no site da Caixa. O app está disponível para iOS e Android.

Antecipação é um empréstimo?

Como foi adiantado acima, sim, a antecipação dos valores entra na categoria dos empréstimos. Dessa maneira, vão existir juros na cobrança dos valores resgatados. Então, é viável analisar se as taxas cabem no seu bolso. Também é uma opção, procurar outras linhas de créditos e tentar conseguir melhores condições.

Requisitos para antecipar

Então, se você decidir por adiantar o seu Saque Aniversário, é preciso atender a algumas exigências. São elas:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Possuir conta corrente ou poupança na CAIXA (exceto Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Fácil);
  • Ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do seu FGTS;
  • Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
  • Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
  • Estar adimplente com a CAIXA ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.

Além disso, existem valores mínimos para realizar a operação. É necessário que o valor mínimo do empréstimo seja de R$500,00 e montante de cada saque seja de pelo menos R$200,00.

Onde realizar o Saque Aniversário?

O empréstimo pode ser feito com a própria Caixa. Entretanto, diversos outros bancos também oferecem essa possibilidade de crédito. Dessa forma, não a uma taxa padrão, varia de instituição para instituição. Então, busque mais de uma opção antes de fechar negócio.

Vale a pena?

Ficou claro que esse adiantamento se trata de um empréstimo. Ou seja, você deve avaliar se realmente precisa do dinheiro imediatamente, pois esse valor vai ser pagos com juros. Por exemplo, se seu problema são dívidas e contas atrasadas, você tem outras opções, como pagá-las de forma parcelada no cartão de crédito. Assim, vai te sobrar tempo e dinheiro para organizar sua vida financeira.

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Ainda não conhece a VP? Não perca tempo! Aqui você parcela todos os seus impostos em até 18X e contas em até 24X com a menor taxa de serviço do mercado.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!