Vamos Parcelar

Saúde: dicas para escolher um plano econômico e que atenda suas necessidades

Pega o papel e a caneta e anote essas dicas que vão te ajudar na hora de contratar um plano de saúde barato e eficiente!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Nos últimos dois anos, a busca pela contratação de um plano de saúde tem aumentado consideravelmente no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos comercializados em abril de 2021 somavam 48,1 milhões, a maior taxa desde 2016. Os motivos para este aumento estão relacionados, principalmente, pela saturação do SUS. Além disso, contratar um plano de saúde pode sair mais barato do que pagar por uma consulta particular, por exemplo. 

Diante disso, adquirir este serviço pode demandar um grande comprometimento  na sua renda mensal. Porém, com um pouco de planejamento e conhecimento das suas necessidades básicas, é possível contratar um plano que te atenda da melhor forma possível. Dessa forma, separamos algumas dicas que vão te ajudar. Confira! 

Tenha um planejamento financeiro

Antes de contratar qualquer serviço, você precisa saber se a sua renda mensal pode arcar com aquela obrigação. Portanto, faça um planejamento realista e determine um valor máximo que você poderá gastar com o convênio sem se afundar em dívidas. Afinal, o seu objetivo é ter um ótimo serviço que caiba no seu bolso.

Faça uma pesquisa das operadoras 

Se a sua intenção é economizar na hora de contratar um plano de saúde, fazer uma pesquisa minuciosa entre as empresas que oferecem o serviço é indispensável. Portanto, faça um orçamento em diferentes convênios e analise os prós e contras de adquirir aquele serviço. Contratar o primeiro plano que você vê pela frente pode ser um desperdício de dinheiro, por isso fique atento ao convênio que melhor encaixe nas suas necessidades. 

Além disso, procure saber se a operadora possui um bom atendimento com o cliente. Não deixei de consultar sites como o Reclame Aqui para saber se o consumidor está satisfeito com o serviço daquele plano e se ele realmente compensa financeiramente. 

Saiba quais serviços são essenciais

Para poder economizar ainda mais, você precisa definir quais tipos de serviços que não podem faltar no seu plano de saúde. Por exemplo, se você for homem e estiver indo contratar um convênio individual,  não é necessário adquirir um serviço de obstetrícia. O mesmo vale se você não faz viagens para fora do país, o seu convênio não precisa cobrir assistência internacional. Não possuir esse tipo de benefício faz com que o valor do seu plano diminua. Portanto, separe todos os serviços que atende o seu custo-benefício e avalie qual será o melhor para você. Saber o que realmente necessita vai te ajudar a economizar um bom dinheiro. 

Avalie a possibilidade do plano coparticipativo 

Se você está procurando por um plano de saúde que atenda às suas necessidades básicas. Mas que não vai utilizá-lo com tanta frequência assim. Optar pelo plano coparticipativo pode ser uma ótima opção. Neste tipo de serviço, o cliente paga uma parcela do procedimento que será realizado. Por outro lado, o investimento mensal será menor. Isso faz com que o plano fique mais barato que os convencionais.

Escolha somente coberturas necessárias

Para adquirir o melhor plano de saúde que atenda às suas expectativas, é preciso conhecer os tipos ofertados. Se você está com a intenção de contratar um plano pelo acesso a consultas, exames e terapia, o Ambulatorial é o ideal. Porém, se no seu caso há chances de ter mais internações, o Hospitalar é uma alternativa favorável para esta necessidade. 

Porém, se você precisar tanto de consultas, exames e internações o combo Ambulatorial + Hospitalar é indispensável. Entretanto, se caso você tiver uma saúde um tanto quanto debilitada e precisar de maior assistência, algumas operadoras oferecem o Plano Referência. Ele abrange todos os serviços citados anteriormente e cobertura 24 horas após adesão. Mas para adquiri-lo, saiba que é preciso ter um pouco mais de investimento.

Contudo, você deve contratar um plano que atenda todos os cuidados com a sua saúde. Cada serviço oferecido nessas modalidades custam um valor, e isso interfere diretamente no preço do convênio que deseja contratar. Por isso, pesquise bastante e fique atento a todos os detalhes. 

Mas se caso você precisar de uma ajudinha para pagar o seu plano de saúde, é só contar com a VP! Aqui você parcela seus impostos e contas em até 24x no cartão de crédito. Não deixe de usufruir da sua assistência médica.  

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!