Vamos Parcelar

Score de crédito: saiba como aumentá-lo

Sabe porque sua pontuação está baixa? Clique aqui e confira tudo sobre score!
2 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Antes de tudo, você sabe o que é score? Na tradução direta, significa pontuação. Já na prática, é um montante que ajuda o mercado a definir se você é um consumidor confiável ou não. Um bom pagador tem o score alto e costuma conseguir melhores condições de crédito, seja com bancos ou empresas.

A pontuação do score de crédito é definida por um número que vai de 0 a 1.000 e atualmente existem quatro faixas de referência dessa cifra:

  • 0 a 300 – Baixo;
  • 301 a 500 – Regular;
  • 501 a 700 – Bom;
  • 701 a 1.000 – Muito bom.

Para que serve o score de crédito?

A concessão de crédito, para o mercado, serve como um jogo de riscos, e quanto é válido pagar por eles. Ou seja, a sua pontuação define quais valores um banco irá te cobrar de juros, por exemplo. Quanto maior seu número, melhores serão as condições ao negociar com uma empresa.

Entretanto, o score não serve só para serviços. Então, é necessário entender que esse valor é um espelho da sua saúde financeira. Desse modo, aumentar a pontuação não serve apenas para conseguir melhores possibilidades de crédito, mas também é um bom indicativo de como está sua vida monetária.

Como consultar seu score?

É simples e gratuito. Você pode fazer isso baixando o aplicativo do Serasa Score 2.0 ou acessando o site. Nessa plataforma é possível conferir sua pontuação a qualquer momento. As atualizações no número acontecem diariamente, mas grandes mudanças de patamar não acontecem de um dia para o outro. Por isso, continue lendo e descubra como melhorar seu score.

Como ter uma boa pontuação?

Não há uma receita exata para aumentar o score, mas algumas práticas podem ajudar bastante. Como já foi dito, a métrica determina se você é um bom pagador. Logo, para melhorar seu montante é ideal estar com as contas equacionadas. Portanto, estar com os boletos de luz, água e gás em seu nome pagos em dia, te ajudará a aumentar seu número.

Além disso, outra prática que pode elevar seu score é estar no cadastro positivo, um banco de dados, que une o histórico de consumo dos clientes. Os usuários podem se cadastrar ou as empresas podem fazer isso. Entretanto, só estar na plataforma não altera sua pontuação, mas agiliza o reconhecimento das dívidas quitadas.

Por fim, mais um método para elevar sua pontuação é estar com o nome limpo. Caso o seu CPF esteja com pendências no Serasa, seu score provavelmente caíra. Por isso, busque quitar suas pendências para ser visto como um pagador confiável. 

E aí, entendeu como melhorar seu score? Então, siga as nossas dicas para ficar com uma ótima pontuação. E para se tornar um consumidor bem visto por todas as empresas, negocie suas dívidas no Serasa e traga o boleto para a VP! Aqui você paga todos suas contas e impostos em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!