Vamos Parcelar

Seguro de vida: o que é e como funciona?

Saiba mais sobre esse tipo de serviço que garante a proteção financeira de quem você ama.
3 min. de leitura
Atualizado em 23 jun 22
Acesso rápido

Ter um seguro de vida é uma forma de proteção diante a fatalidades que podem prejudicar o sustento de uma família. Entretanto, esse tipo de seguro não é muito comum e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona e para que serve. Pensando nisso, separamos neste artigo, as principais informações sobre o que é o seguro de vida, os seus tipos e como ele atua. Confira!  

O que é seguro de vida? 

É um tipo de proteção que oferece cobertura caso o segurado venha a óbito. Ou seja, o titular do seguro de vida faz o contrato com a seguradora e escolhe uma pessoa do seu convívio para receber a indenização caso ele morra. 

Ademais, o contrato é feito de acordo com a vida e saúde do titular. Por isso, existe alternância no valor da cobertura, tempo e mensalidade. Sobretudo, no seguro de vida, a principal garantia é contra a morte do segurado, seja por causa natural ou acidental. 

Como funciona? 

Basicamente, funciona igual a contratação de qualquer outro seguro. Primeiramente, o titular simula o valor total da cobertura de acordo com suas necessidades, tempo e forma de pagamento. Após escolher o tipo de serviço, ele recebe o contrato com todas as especificações, regras e a apólice do seguro. Contudo, vale ressaltar que em alguns contratos é possível incluir cobertura contra invalidez acidental, assistência funeral, despesas médicas-hospitalares, entre outros serviços. 

Por último, para que ela tenha direito ao seguro de vida, o titular precisa pagar um valor à seguradora. Em alguns casos, a quantia pode ser paga mensalmente ou anualmente, vai do interesse de cada pessoa. 

Quanto custa?

Por oferecer diferentes tipos de cobertura, o valor da mensalidade de um seguro de vida pode variar de uma pessoa para outra. Em alguns casos, seguradoras ou instituições financeiras oferecem o plano por menos de R$ 150 reais por mês. 

Além disso, o prêmio do seguro, como é chamada a indenização, também muda de acordo com o tipo de cobertura escolhida. Para fazer o cálculo do valor que o beneficiário irá receber, as seguradoras levam em consideração o perfil de risco do titular, cidade onde reside e sua apólice. Portanto, não dá para determinar um valor específico para esse serviço. Diante disso, a pessoa deve procurar uma seguradora e fazer um orçamento. 

Cancelei o seguro, e agora? 

Por ser um tipo de proteção, caso o segurado cancele o seguro de vida sem fazer uso do mesmo, ele não recebe o valor investido de volta. Contudo, se o titular tiver feito o seguro do tipo resgatável, pode solicitar a devolução do seu dinheiro. 

Tipos de seguros 

Existem diferentes opções de seguro de vida que englobam outras pessoas, além do titular. Pensando nisso, separamos os tipos mais comercializados atualmente. Confira! 

Individual e familiar 

O mais comum entre as pessoas, é o seguro de vida individual que cobre apenas o titular e tem como beneficiário alguém próximo seja cônjuge, parente ou amigo. Porém, o seguro de vida familiar é um tipo oferecido pelas seguradoras parecido com o individual. Entretanto, sua cobertura se estende para cônjuge, filho e outros familiares. 

Resgatável 

Como dito anteriormente, no seguro de vida resgatável, é possível que o segurado receba o prêmio do seguro caso o contrato acabe ou seja cancelado. Dessa forma, ele tem as mesmas coberturas que os anteriores, mas essa “bonificação” caso o titular opte por não renovar o contrato. 

Em grupo 

Esse tipo de seguro de vida é mais comum em empresas que oferecem o serviço para os seus funcionários. Nesse sentido, todos os colaboradores da instituição entram na cobertura do seguro. 

É vantajoso ter um seguro? 

O seguro de vida é recomendado para pessoas que têm uma profissão de alto risco. Entretanto, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e é sempre bom que as pessoas estejam preparadas. Até porque, existe uma infinidade de seguradoras que  oferecem um seguro de vida que não pesa tanto no bolso. Por isso, ter esse tipo de proteção é algo vantajoso para qualquer pessoa. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela Vamos Parcelar com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a VP, acesse nosso site e venha pagar os seus impostos em 18x e contas em até 24x no cartão de crédito!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!