Vamos Parcelar

Vale a pena guardar dinheiro na poupança?

O método de poupar ainda é o queridinho dos brasileiros, mas será que ainda é uma boa opção? Confira as vantagens e as desvantagens!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

A poupança ainda tem a preferência dos brasileiros quando o assunto é guardar dinheiro. Contudo, dados mostram que sua popularidade vem caindo ao longo dos anos, ou seja, a população passou a conhecer e a se aventurar em outros meios de investimento. Mas afinal, ainda vale a pena guardar dinheiro nessa modalidade?

De acordo com o Banco Central (BC), em 2021 este método de reserva registrou a sua terceira maior retirada de dinheiro da história. Segundo o levantamento, cerca de R$ 35,5 bilhões foram sacados a mais do que depositados. Alguns especialistas explicam o fenômeno como uma resposta aos baixos rendimentos que a opção oferece e pelo alto endividamento dos brasileiros.

Por que é a queridinha?

Antes de tudo, vamos explicar como ela ocupou esse posto. Por vezes a poupança é a porta de entrada para o mundo dos investimentos. Muitos pais, por exemplo, usam essa estratégia para introduzir a educação financeira e a ideia de poupar dinheiro aos filhos. O método se popularizou sobretudo por conta da facilidade. A possibilidade de ganhar rendimento por deixar dinheiro guardado, além da alternativa de resgatá-lo sempre que quiser, chamou a atenção de muitos. 

Definitivamente juntar grana e investir não são tarefas fáceis, é preciso fazer boas escolhas para atingir os objetivos e valores desejados. Todavia, os métodos de guardar a verba podem facilitar esse processo. Se você tem dinheiro depositado na poupança ou está pensando em abrir uma, esse artigo pode te ajudar. Listamos três vantagens e desvantagens para auxiliar você a decidir se esse método é a melhor escolha para o seu bolso. Confira!

Desvantagens 

  1. Baixa rentabilidade

A poupança é uma das formas de investimentos que menos gera lucro. Frequentemente a taxa de retorno sobre o valor aplicado rende menos do que a inflação. Em outras palavras, quando um valor é depositado o dinheiro aumenta por conta do rendimento, mas seu poder de compra diminui. 

  1. Exige mais disciplina 

A poupança é uma forma de reserva alternativa. É preciso consistência e frequência para transformar o dinheiro guardado em um patrimônio significativo e, posteriormente, fazer com que o valor continue gerando um retorno.  

Juntamente com a paciência, é interessante que se trabalhe também a compreensão a respeito da taxa Selic, índice que representa o juros básico da economia brasileira. Dessa forma é possível entender quais os melhores momentos para se depositar um valor. 

  1. Retorno só a longo prazo 

Se o seu foco é gerar lucro, você não pode retirar seu dinheiro do banco a qualquer momento. O rendimento da poupança acontece uma vez por mês, a cada 30 dias. Ou seja, o retorno não vai acontecer caso o valor seja retirado antes do período estipulado e a inflação vai reduzir significativamente o seu poder de compra caso retire.

Vantagens 

  1. Liquidez diária

Por outro lado, é possível resgatar qualquer quantia no momento que você quiser graças à liquidez diária, ou seja, você pode transformar depósitos bancários, títulos e ações em dinheiro na sua conta no mesmo dia em que a solicitação do resgate foi feita. Nesse sentido, essa pode ser uma boa alternativa caso o seu orçamento fique apertado no fim do mês.

  1. Reserva de emergencia 

A reserva de emergência é uma quantia que equivale a 6 meses do salário do investidor e a poupança é um bom lugar para gerar essa economia por conta do alto nível de liquidez.  O dinheiro acumulado pode ser uma boa saída para custear gastos imprevistos e situações de emergência.  

  1. Live tributação

Nenhuma taxa recai sobre os valores depositados na poupança. A instituição financeira não cobra para administrar a conta e o governo não cobra tributos de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ou de Imposto de Renda (IR).

Agora que você já sabe se a poupança é ou não a melhor opção para a sua organização financeira é importante deixar claro que suas contas precisam estar em dia para dar o primeiro passo de sucesso rumo ao mundo dos investimentos. Mas não se preocupe, a VP pode te ajudar nessa etapa! Aqui você pode quitar suas dívidas e impostos em até 24x com a menor taxa de serviço do mercado. 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!