Vamos Parcelar

Viagem dos sonhos: 5 dicas para economizar

Chegou a hora de parar de adiar os planos e viajar para o lugar desejado. Confira as dicas!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Muita gente tem uma viagem dos sonhos em mente. Por vezes o desejo é de conhecer uma ilha paradisíaca,  fazer um cruzeiro pelos mares desse mundão ou então ir a um país que tenha neve. O fato é: não importa qual seja o destino, é preciso dinheiro, organização financeira e planejamento para tirar a ideia do papel. 

Constantemente as listas de objetivos para o ano incluem a tão sonhada viagem, contudo nem sempre o tópico é levado a sério como deveria. E se você é essa pessoa que está cansada de adiar o mesmo sonho todo ano mas não sabe nem por onde começar para realizá-lo, esse é o empurrãozinho que você precisava para dar o primeiro passo. 

Como dizia o mestre dos sonhos e da magia, Walt Disney: se você pode sonhar, você pode realizar! E para te ajudar nessa missão listamos 5 dicas de como economizar para fazer a viagem tão desejada virar realidade. Então, pegue a caneta e o papel e confira!

1. Tenha um planner

A agenda, bloco de notas do celular, planilha do Excel ou qualquer outra coisa que você tiver facilidade de usar deve virar sua melhor amiga neste momento. Em outras palavras, a ideia é virar um expert da organização. Ou seja, você vai precisar anotar todos os gastos que tiver antes, durante e depois da viagem. Além disso, esse vai ser um espaço para comparar preços, fazer anotações diversas e se programar de forma geral. 

2. Faça um planejamento detalhado

Essa é a hora de definir as datas, o roteiro, os objetivos da viagem, o quanto você está disposto a pagar pela experiência, quanto você vai poder economizar por mês e, por fim, de que forma você vai pagar tudo. Mais uma vez as agendas, bloco de notas e planilhas devem entrar em ação. 

3. Poupe dinheiro 

Desde já é importante avisar: você vai precisar se esforçar muito para economizar no dia a dia. Sabe aquela pizza que você costuma pedir nas noites de sábado ou o então barzinho que vai com os amigos no fim do expediente? A princípio, o melhor a se fazer em relação a esses gastos extras é deixar para depois, pense na viagem todas as vezes que você for gastar. Além disso, tentar cortar ou diminuir o valor de alguns gastos fixos do seu orçamento mensal pode ser uma boa estratégia.

O ideal é que no início do planejamento você estabeleça um valor aproximado de quanto vai gastar na viagem, assim é possível ter uma noção da quantia que deve economizar por mês. Em outras palavras, pegue o valor total e divida pelo número de meses que faltam para a data de embarque. 

4. Viaje em baixa temporada

Esse é o período do ano em que os destinos costumam receber menos visitantes e por isso a alimentação, hospedagem e passagem, por exemplo, tendem a ser mais baratas que o normal. Viajar nessa época é uma boa opção para os que querem economizar. Além disso, o ponto positivo é que as atrações turísticas e restaurantes ficam mais vazias, ou seja, você pode aproveitar tudo com mais tranquilidade. 

A baixa temporada não é a mesma em todo lugar, então você deve pesquisar quando esse período acontece no destino para qual que pretende viajar. 

5. Reduza os gastos na viagem

O que não falta é opção para economizar e aqui vai algumas delas: 

  • Se hospedar em Airbnb ou hostels sai mais barato, principalmente se estiver em grupo. Os hostels são acomodações compartilhadas com outros hóspedes, ou seja, os aluguéis no Airbnb são mais recomendados se você prefere privacidade. 

  • Fazer a própria comida pode ser uma economia e tanto. Essa opção é ainda mais viável se você não for ficar em hotéis. Por outro lado, isso não significa não comer em restaurantes de jeito nenhum. Experimentar a gastronomia da região pode deixar a experiência ainda melhor, por isso, separe alguns dias para comer fora.

  • Seu bolso vai agradecer toda vez que você escolher usar transporte público. Por vezes esse meio de locomoção sai muito mais barato do que alugar um carro ou andar de Uber. 

Agora que você já sabe o que fazer para economizar, chegou a hora de começar o planejamento e finalmente dar início ao seu sonho. O importante é dar o primeiro passo e a VP  pode te ajudar com isso! Aqui você consegue parcelar as dívidas com passagem, hospedagem e o que mais precisar em até 24x com a menor taxa de serviço do mercado. Agora a viagem sai! 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!