Vamos Parcelar

5 passos para calcular o IPVA 2022

Se quer evitar surpresas em janeiro é fundamental que você esteja ciente do valor a ser pago neste imposto. Confira abaixo, como fazer esse cálculo!
3 min. de leitura
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Dezembro, último mês do ano, época de celebrações, recesso e férias. Em outras palavras hora de relaxar e aproveitar os últimos dias de 2021, certo? Errado. Embora você tenha o direito de tirar proveito de tudo de bom que esse momento pode proporcionar, vale a pena dar um tempinho para organizar suas finanças e não ser surpreendido com os gastos de janeiro, como, por exemplo, o IPTU, despesas escolares e, é claro, o IPVA 2022.

Quem tem um veículo sabe que não dá para colocar essa despesa em segundo plano. Estar com o IPVA em dia é fundamental para evitar qualquer possível dor de cabeça e não deixar que essa despesa acabe virando uma bola de neve.

Então, não espere até janeiro para saber quanto terá que pagar. Você mesmo pode fazer o cálculo e ter uma base do valor a ser pago em 2022. Antes de tudo, para calcular o valor do IPVA 2022 é necessário identificar o valor venal do veículo na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e a porcentagem da alíquota que nada mais é do um percentual utilizado para calcular o valor final de um imposto que deve ser pago por uma pessoa física ou jurídica cobrada em seu estado. Após é só realizar a multiplicação desses dois valores. Abaixo, vamos te mostrar o passo a passo para realizar esse cálculo. Vem conferir!

A título de curiosidade

Tabela FIPE: É um índice elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas que informa o valor médio em reais de veículos do mercado nacional, ou seja, ela indica a precificação média de um veículo automotor para facilitar negociações e avaliações.

Alíquota: Percentual utilizado para calcular o valor final de um imposto que deve ser pago por uma pessoa física ou jurídica.

Passo a passo para realizar o cálculo do IPVA 2022:

1º passo:

Acesse o site da Fipe;

2º passo:

Na parte inferior do site procure por “CONSULTA DE CARROS E UTILITÁRIOS PEQUENOS”;

3º passo:

Preencha os campos: “Digite ou selecione a marca do veículo”; “Digite ou selecione o modelo do veículo” e “Digite ou selecione o ano modelo do veículo”.

4º passo:

E, por último, clique em “Pesquisar” e pronto você verá o valor atual do seu veículo.

5º passo:

Agora que você já sabe o valor do seu carro, chegou a hora de identificar a alíquota do seu estado na tabela abaixo.

EstadosPorcentagem
Acre2%
Alagoas3%
Amapá3%
Amazonas3%
Bahia2,5%
Ceará3,5%
Distrito Federal3%
Espírito Santo2%
Goiás3,75%
Maranhão2,5%
Mato Grosso3%
Mato Grosso do Sul3,5%
Minas Gerais4%
Pará2,5%
Paraíba2,5%
Paraná3,5%
Pernambuco3%
Piauí 2,5%
Rio de Janeiro4%
Rio Grande do Norte3%
Rio Grande do Sul3%
Rondônia2%
Roraima3%
Santa Catarina2%
São Paulo4%
Sergipe 2,5%
Tocantins2%

Pronto, com essas duas informações em mãos, basta realizar a multiplicação do valor do veículo no mês de setembro pela alíquota e dividir o resultado por 100. Assim, você terá o valor do imposto.

Por exemplo: Uma pessoa que possui um carro com valor de tabela de R$ 30.000 no estado do Rio de Janeiro e pagando 4% de alíquota terá que fazer a seguinte conta:

30.000 x 4 = 120.000

120.000 ÷ 100 = 1.200

Ou seja, o valor do IPVA será de R$ 1.200

Então, deu para entender tudo? Não é complicado. Por isso, não deixe tudo para janeiro, verifique com antecedência. E se ainda estiver com o IPVA de 2021 atrasado e deseja quitar os débitos antes do ano novo, não perca tempo!

Use seu cupom de 10% de desconto para colocar tudo em dia. Traga os seus impostos e débitos veiculares para a Vamos Parcelar e pague em até 18x no cartão de crédito. Aqui você conta com uma jornada unificada, pagamentos em um só cartão e muito mais!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Autorizo o envio de conteúdo sobre investimentos, educação financeira e novos produtos financeiros e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP

Acesso rápido